Caso cbc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1842 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ECIÊNCIAS CONTÁBEIS
EAD – ESTÁCIO CAMPUS VIRTUAL

TATIANA VIRÍSSIMO DE ANDRADE

20100202881-7

PROJETO INTEGRADOR – PARTE I

SALVADOR – BAHIA

2010

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...............................................................................................................03

2. O SISTEMAORGANIZACIONAL DA CBC...............................................................04

3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC............................................................................06

4. O SISTEMA DE CONTROLE DA CBC.........................................................................07

5. CONSIDERAÇÕESFINAIS...........................................................................................08

6. REFERÊNCIAS................................................................................................................10

1. INTRODUÇÃO

Em 1974 inicia-se uma sociedade entre Cláudio Barros que era gerente de uma das mais conceituadas lojas de moda da capital e Marcel imigrante francês que tinha larga experiência com a indústria parisiense de confecçõescom grande domínio da produção técnica. Investem em uma sociedade que vai explorar o mercado da moda no ramo das confecções.

Esse empreendimento iniciou-se com uma oficina de confecções, evoluindo para produção em série, logo transformou-se em uma indústria reconhecida em todo território nacional.

Sua produção é voltada para produção de roupas com tendências atualizadas egrande receptividade por parte dos lojistas e consumidores.

A Companhia Brasileira de Confecções tem sua razão de existência a produção e criação de roupas, lançando a moda vigente com baixo custo.

Este projeto tem a função de apresentar seu sistema organizacional, como ele se desenvolve e analisar suas falhas.

2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC

Sistemaorganizacional refere-se ao conjunto de elementos com objetivos em comum, relacionados entre si dinamicamente, sendo aplicados por uma empresa na execução de suas tarefas.

A CBC inicialmente tinha um sistema organizacional composto pelos seus sócios Cláudio encarregado das funções comerciais e administrativas, ou seja, configurando o nível institucional e Marcel responsável pela produçãoincumbiu-se de todo o processo de criação e também de mecânica da indústria compondo o nível intermediário.

A sociedade apresentava êxito devido aos sócios se complementarem em suas aptidões, Cláudio liderando e gerenciando, demonstrando-se autoconfiante e sagaz. Marcel dominava a área técnica inovando, desenvolvendo adaptações mecânicas nos equipamentos proporcionando uma baixa nos custose aumento na produtividade.

Com isso a empresa foi conquistando seu espaço no mercado a nível nacional, transformando-se em uma indústria bem conceituada. Levando seu sócios a mudarem a configuração da empresa, onde, formaram uma diretoria com sete diretores, sendo cinco cargos oferecidos aos funcionários que mais se destacaram, assim formando o nível operacional da empresa, pois asdecisões continuavam sendo definidas por Cláudio agora diretor presidente, à esses novos diretores cabia executá-las.

A CBC adota os três planejamentos ainda que mal implementados e desenvolvidos.

O planejamento estratégico é amplo, envolve e abrange toda a organização como um sistema único e aberto, é um processo contínuo, sendo executado pela empresa independentemente davontade específica de seus executores ocorrendo no nível institucional.

Segundo Maximiano (2000:385)

Planejamento estratégico é o processo de desenvolver a estratégia – a relação pretendida da organização com o seu ambiente. O processo de planejamento estratégico compreende a tomada de decisões que afetam a empresa por longo prazo, especialmente decisões sobre produtos e...
tracking img