Caso cbc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1970 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
EAD – ESTÁCIO CAMPUS VIRTUAL

Danielle Cristina Marques de Oliveira Dias
Matricula 201002153026
Turma Ensino à Distância – EAD Virtual

PROJETO INTEGRADOR – PARTE I

Belo Horizonte – Minas Gerais
18 de Setembro de 2010

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO.....................................................................................................................3
2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC......................................................................4
3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC.................................................................................. 5
4. O SISTEMA DE CONTROLE DA CBC...............................................................................6
5.CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................................. 7
6. REFERÊNCIAS..................................................................................................................... 8

1. INTRODUÇÃO

O estudo de Caso é uma forma de avaliar o contexto e planejamento de toda empresa, seja no âmbito administrativo, sejade planejamento ou de seu foco principal que é o cliente. Nesse primeiro instante, vamos avaliar uma organização cuja denominação se deu de CBC – Companhia Brasileira de Confecções, criada por dois amigos, onde um deles se destaca na área administrativa e financeira, sendo denominado então para o cargo de gerencia e diretoria de toda a área de planejamento e gestão da empresa e o outro, francês,tendo em sua bagagem uma experiência inigualável no setor de produção, conhecendo desde o corte até a arte final do produto de vestuário, onde é o foco da atividade.
O principal objetivo da organização é o desenvolvimento de peças do vestuário, sua confecção até a comercialização do produto final. Como toda empresa, o começo é sempre difícil, onde se dispunha de uma pequena oficina deconfecções, mas como toda semente tem o seu fruto, logo evoluiu para produção em série ficando assim, um largo mercado para exploração comercial da organização.
Os dois sócios sempre se dão muito bem, pois conseguem definir as tarefas e se organizar de forma sistêmica para que tudo saia nos conformes, sendo então, Claudio que tem maior experiência ficando com a parte administrativa, financeira ecomercial e Marcel, por sua vez, com todo o design da organização e criação das peças, fabuloso no que se diz moda, contudo, a empresa cresce a cada dia no âmbito dos clientes, trazendo sucesso e lucro para os sócios ambiciosos no negócio.
Segundo Chiavenato (2006, p.69), “o mercado é uma arena de operações da empresa. É nela que travam as batalhas não só para conquistar os clientes disputadosentre vários concorrentes, mas também para descobrir as necessidades do cliente, a fim de projetar mercadorias e serviços adequados a essas necessidades, fazendo com que ele escolha seu produto/serviço e não os dos concorrentes”.
A forma de competitividade e o mercado que a CBC se encontra, são clientes aliados a moda e a tendência da estação, seus modelos são de suma importância vindo deencontra com a experiência que Marcel, obteve em Paris.

2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC

Toda empresa deve adotar um sistema organizacional, onde se define metas, planejamento financeiro, a gestão de funcionários, a forma de cobrança entre o setor de produção e a gerência, a condução em caso de perdas na produção, a direção que se toma frente aos clientes almejados, entretanto, a CBCsomente tem um definidor de soluções, o sócio que se destaca em administração e comercial, Claudio Barros, este somente que toma as definições de peso, não aceitando nenhuma sugestão ou crítica, mesmo que construtiva para melhoramento da empresa que se tornou uma mega organização, porém sem a devida organização de tarefas.
Os planejamentos são pensados na mente de um definidor de ação, não...
tracking img