Caso cbc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1158 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ECIÊNCIAS CONTÁBEIS
EAD – ESTÁCIO CAMPUS VIRTUAL

NOME DO AUTOR

PROJETO INTEGRADOR – PARTE I

Rio de Janeiro

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ....................................................................................................................3
2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC......................................................................4
3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC.................................................................................. 5
4. O SISTEMA DE CONTROLE DA CBC ..............................................................................6
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................................... 7
6.REFERÊNCIAS ................................................................................................................... 8

1. INTRODUÇÃO

Uma das maiores indústrias de confecção do país na década de 70, especializada em roupas de alta qualidade, atingiu o mercado nacional vestindo homens e mulheres. Feito conseguido através do objetivo de ser reconhecida no mercado, dar empregabilidade eatingir todo o território nacional.
CBC ( Companhia Brasileira de Confecções ). Empresa iniciada num fundo de quintal, focada em dar bem estar, com malhas deliciosas e feiras para quem vestir chamar atenção. Com uma visão que começou curta, tímida. Focada no mercado de roupas, era uma empresa no ramo de confecções, ela atuava em todo território nacional, era uma empresa com missão, inovar adaptaçõesespeciais que permitiam mais produtividade das máquinas e equipamentos existentes na indústria.
A CBC tornou-se uma empresa sólida. Uma das maiores empresas de confecção muito bem aceita por parte dos lojistas e consumidores, atendendo e distribuindo seus produtos feitos com equipamentos cada vez mais inovadores, com maior qualidade, produtividade e para todo o território nacional.
A CBCestrategicamente fez a divisão de cargos gerenciais de acordo com a fidelidade e o potencial de seus empregados, seu foco é sempre em direção ao futuro, seu objetivo é avançar e crescer cada vez mais, verificando seus orçamentos de quatro em quatro anos.


2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC

Não há planejamentos na empresa, não há não há reuniões para tomada de decisões, não há planejamento, nãohá estudos focados para venda ou compra de material, ou para a elaboração de novas peças. A empresa costuma planeja de quatro em quatro anos, com isso as metas são verificadas juntamente sempre em tempos de quatro anos, na verdade a empresa não os donos da empresa, pois somente eles “pensão” na empresa. Não tem planejamentos e não tem metas, é como se os lideres fizessem o que passasse na cabeçae pronto.

Apesar do grande alcance no mercado, a CBC não possuía planejamento de longo prazo. De estrutura monolítica, rígida, onde a tomada de decisões cabia a uma única pessoa, tinha como meta o lucro, baixando custos e aumentando a capacidade de produção.

3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC

Os empregados que tentavam melhorar o processo seja de produção seja de vendas acabava gerandoproblemas, como seus superiores (Cláudio e Marcel) tratavam isso com punição. A equipe dirigente, constituída pelos sete diretores era a família “CDC”. A palavra final era emitida pelo diretor presidente, o líder inconteste. Cláudio não encorajava seus colegas da diretoria a cultivar a arte de analisar alternativas e tomar decisões.

Não existe nenhum tipo de canal formal e nem informal para queos funcionários da cbc pudessem dar sugestões sobre determinados assuntos dentro da empresa, somente o sr Cláudio e quem tomava todas as decisões. Assim como nas decisões administrativas no nível operacional. Os diretores da CBC não delegavam funções, eles poderiam ter sido mais eficientes se tivessem feito a coisa certa da maneira que teria que ter feito tendo uma visão mais ampla para...
tracking img