Cardiopatia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1583 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CARDIOPATIA
INFARTO AGUDO DO MIOCARDIO (IAM)
O infarto do miocárdio refere-se ao processo em que o tecido miocárdio é destruído em áreas cardíacas que foram privadas do suprimento sanguíneo adequado.
Oclusão coronária, ataque cardíaco e infarto do miocárdio são expressões usadas como sinônimos, porém, o termo infarto do miocárdio é utilizado com maior freqüência.
As manifestações típicascomeçam por dor súbita, geralmente na parte inferior da região esternal e no abdome superior. É uma dor constante, podendo aumentar sua intensidade até tornar-se insuportável. Essa dor intensa pode irradiar-se para os ombros e braços, geralmente para o lado esquerdo. Ela começa espontaneamente, persiste por horas ou dias e não é aliviada pelo repouso nem pelo uso de nitroglicerina. A pulsação podetornar-se muito rápida, irregular e fraca.
O indivíduo com oclusão grave pode apresentar sinais de choque, a pele adquire uma coloração acinzentada, com uma sudorese intensa e viscosa, ocorre uma hipotensão em níveis muito baixos e a temperatura corporal eleva-se em poucas horas. São freqüentes ainda sintomas como ansiedade, inquietação, dispnéia, fraqueza, náuseas e vômitos.
TRATAMENTO
Asprimeiras 48horas após o infarto são as mais críticas e requerem vigilância constante, pois a zona do infarto pode aumentar progressivamente e o risco de choque cardiogênico e fibrilação ventricular é elevado.
O tratamento objetiva detectar e tratar as arritmias, aliviar o choque e a dor, proporcionar repouso ao miocárdio, evitar possíveis complicações e interromper a evolução da arteriosclerose, que ébasicamente responsável pela IMA- angioplastia.
CUIDADOS DE ENFERMAGEM
Cuidados imediatos:
* Proporcionar ambiente calmo e repousante;
* Verificar os sinais vitais de 30 em 30 minutos;
* Fazer punção venosa em vaso calibroso;
* Fazer oxigenação e massagem cardíaca;
* Anotar a diurese de hora em hora
* Prestar cuidados higiênicos ao paciente no leito;
* Estimularrespiração profunda;
* Mudar de decúbito de 2 em 2 horas;

Convalescença
* Auxiliar o paciente a se levantar do leito e deambular;
* Não expor o paciente a extremos de frio ou calor;
* Orientar os familiares a evitarem conversar excessivas e assuntos desagradáveis;
* Oferecer dieta leve, hipossódica e hipolipídica;
* Não oferecer líquidos gelados pois desencadeiam arritmiasENDOCARDITE

Endocárdio é uma camada tecidual que reveste as cavidades do coração, recobrindo os folhetos de suas válvulas. A inflamação dessa camada dá-se a denominação de endocardite.
A sintomatologia pode ser descrita por manifestações gerais como: febre, calafrio, sudorese, anorexia, emagrecimento, tosse, dor lombar e esplenomegalia.

CAUSAS

A endocardite pode se manifestar tantonuma válvula cardíaca já lesada por alguma outra doença como também pode ser resultante de contaminação de válvulas normais. Pode ocorrer de maneira secundária ás cirurgias cardíacas, em especial ás que usam próteses valvulares, á cateterização venosa demorada, a terapias endovenosas e antibióticas demoradas.
O diagnóstico é utilizado exames laboratoriais como a hemocultura, o ECG, aecocardiografia, provas e atividades reumáticas.

TRATAMENTO

Consiste no cuidado das manifestações apresentadas pelo paciente, no antibiótico, uso de antitérmicos, antiinflamatório e repouso. Nos casos graves pode-se fazer necessária a intervenção cirúrgica para reparação ou substituição das válvulas lesadas.

CUIDADOS DE ENFERMAGEM

* Controlar os sinais vitais;
* Verificar temperatura de 6 em 6horas;
* Realizar a punção venosa de vaso calibroso;
* Proporcionar conforto e repouso ao paciente.

MIOCARDITE

È um processo inflamatório que acomete o miocárdio, causado por complicações da febre reumática e por infecções virais, bacterianas.
Os sinais e sintomas irão se manifestar de acordo com o tipo de infecção, o grau da lesão miocárdica e a capacidade de regeneração do...
tracking img