Cardapio indigena

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo: Cardápio Indígena

Introdução

O primeiro depoimento sobre a alimentação indígena é a carta de Pero Vaz de Caminha, no qual ele ressalta, durante a estadia na ilha de Vera Cruz o primeirocontato dos brasileiros baianos com a comida européia e dos portugueses com o cardápio indígena, a informação culinária relatada é parca e fugaz, com exceção do inhame e do palmito nenhuma outraiguaria brasileira mereceu registro para os olhos dos portugueses.

Inhame

Não havia o inhame atingindo ao Brasil quando os portugueses desembarcaram em Porto Seguro. Veio deliberadamente trazidode Cabo Verde, da Ilha de São Tomé, entreposto de muita utilidade no século XVI para a terra brasileira, coqueiro, bananeira, arroz, e cana-de-açúcar. A raiz que alimentava o brasileiro é a mandioca,continuando a missão. Seguem-na a macaxeira, aipim, ambas com variedades incontáveis, as batatas, carás. O “inhame” visto por Pero Vaz de Caminha e pelo Piloto Anônimo era, indiscutivelmente, a raizde mandioca.

Palmito

É o miolo das palmeiras, exigindo a derrubada da árvore, abertura da madeira, extração da medula. Alguns palmitos podem ser comidos crus e outros são demasiado travosos pelotanino. Comumente são assados ou cozidos e há indústria deles no Brasil. J. Capistrano de Abreu em 1923, escrevendo a João Lúcio de Azevedo, opinava que os palmitos que os navegantes desembarcados emPorto Seguro, tratavam-se de bananas.Porém, não deveria ser bananas porque não as havia no Brasil desse momento. E menos ainda o palmito no sentido estrito. Palmito, na verdade, é o gomo folhear enão o miolo da palmeira. Os portugueses em Porto Seguro, na relação de Pero Vaz de Caminha, colheram das palmeiras alinhadas a caram da praya, cocos, folhas tenras, gomo folhear, brotos. Palmitos, nosentido estrito, é que não.

O casos das Bananas

A fruta mais popular no Brasil é a banana(Musácea). Crua, assada, cozida; com açúcar, canela, doce em calda e a bananada, compacta; assada com...
tracking img