Historia da moeda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTORIA DA MOEDA


Oséias de Medeiros
Prof.Claudia Melissa
Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI
Bacharelado em Administração (ADG0085)
30/11/11


RESUMO

A origem da moeda se deu com o desenvolvimento das tribos que começaram a produzir mercadorias além do necessário para a o seu sustento, essas mercadorias em excesso passaram a ser trocadas com outras tribos pormercadorias, que não eram produzidas no meio da tribo. No início foram utilizadas algumas mercadorias que serviam como troca, sendo que as trocas eram feitas de forma direta, ou seja, as trocas eram feitas por mercadorias da mesma espécie, a este tipo de troca se dava o nome de escambo, mais tarde passou-se a utilizar a mercadoria em forma de moeda, não precisando ser mais da mesma espécie, algumasmercadorias como sal, boi, fumo, foram usadas como moeda. No Brasil a historia da moeda esta ligada a sua colonização, sendo que com a criação da casa da moeda foi que se desenvolveu a produção de moedas no território brasileiro, onde eram cunhadas moedas em ouro e prata. Com o desenvolvimento da economia a moeda assumiu um importante papel na economia mundial, se tornando um parâmetro de avaliação,onde se classifica a estabilidade de cada nação.


Palavras-chave: Moeda, mercadorias, história, economia.

1 INTRODUÇÃO
A história da moeda e a sua importância exercem forte influência na economia desde a sua criação. A moeda, sem duvida, contribuiupara o desenvolvimento das civilizações. Na era paleolítica ou da pedra lascada não se trocava nada, consumia só o que se encontrava na natureza, foi com a passagem para a era neolítica que o homem começou a produzir internamente mercadorias para consumo, onde começaram as trocas de mercadorias que se tinha em excesso por mercadorias escassas, nascendo ai nessas trocas a moeda, que foi evoluindo como passar dos tempos passando por diversas formas, e com o avanço da informatização nos dias de hoje continuou esta evolução e a forma de como as pessoas realizam as trocas, usando as lojas virtuais, com pagamento de cartões de credito. A moeda desenvolveu a economia contribuindo na evolução industrial onde foram criadas formas de pagamento aos trabalhadores, nas transações entre os governantes,na administração da economia de cada país onde passou a ser produzida e controlada pelo governo.


2 HISTÓRIA DA MOEDA

A moeda foi criada com o objetivo de realizar a função da troca das mercadorias excedentes por outras que não era produzida nas aldeias, isto aconteceu a partir do momento em que o homem fixa sua residência, período que coincide com a primeira revoluçãochamada de revolução agrícola. Com o cultivo da agricultura passou a existir mercadorias em excesso e consequentemente surgiu o comércio que era realizado com as trocas destas mercadorias, neste sistema de troca onde se davam umas em troca de outras surge então à moeda mercadoria. Cláudio A. e Cláudio M. A (pg.4) afirma que “[...] A moeda surgiu com o desenvolvimento das comunidades e com a divisão dotrabalho nessas comunidades”.
Com o progresso da industrialização a moeda desenvolveu sua estrutura, não sendo mais utilizadas as mercadorias, passando-se a utilizar o metal para fabricar moedas, pois era mais fácil transportar uma barra de ouro do que mercadorias. Por volta do século VII a.C surgiu as primeiras moedas com as características parecidas com as que se conhecem hoje,onde eram expostas a figuras dos imperadores e governantes da época. Podemos dividir a história da moeda em quatro estágios: 1º Pré-Economia Monetária ou Escambo, 2º Moeda Mercadoria, 3º Moeda Simbólica, 4º Moeda Escritural.


2.1 Pré-Economia Monetária ou Escambo

O Escambo no seu sentido literal significa a troca de mercadoria por serviço, sem o uso da moeda (em forma de...
tracking img