Historia da moeda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os primeiros agrupamentos humanos tinham uma atividade económica bem simples, baseada apenas no escambo que é a troca de mercadorias. As necessidades destes grupos eram limitadas, abrangendo apenas itens vitais com alimentação segurança.
As necessidades relacionadas a alimentação eram sanadas pela caca, pesca e colheita, já as necessidades em relação a segurança eram satisfeitas pelas cavernas epeles de animais selvagens.
Neste cenário os grupos desenvolveram processos de conservação dos produtos, garantindo primeiramente um excedente como garantia e depois como troca dentro do seu grupo e com outros grupos.
Neste ambiente, eram relativamente fácil encontrar grupos com excedentes, e outros grupos demandando esses excedentes, esta situação gerou uma troca de produtos que não sediferencia de uma compra/venda. “Esta ocorrência de dupla coincidência levava a uma operação rudimentar de troca em que a compra não se distinguia da venda. A troca se realizava diretamente em espécie. Traduzia uma operação típica de escambo, sem intervenção de instrumentos monetários”(ROSSETTI, p.17).
Esta troca precária foi alterada a partir do instante que houve a denominada primeira revoluçãoagrícola, esta revolução teve ocorrência quando os grupos passaram a se fixar em um território. Estes grupos começaram a praticar agricultura mais organizada e a domesticação de animais, o que antes eram grupos nômades começaram a ser sedentários. A produção cresceu e se diversificou com a criação de ferramentas e especialização - esta que criou algumas funções dentro do grupo como guerreiros,agricultores, pastores artesãos e sacerdotes.
Guerreiros: sua função era de defender o grupo de ataques de outros grupos que cobiçavam seu território.
Agricultores: fazem todas funções relacionadas a agricultura do grupo.
Artesãos: fabricavam vasos que eram úteis para o transporte de agua, grãos e outros.
Sacerdotes: sua função era de colocar o grupo em contato com o transcendente.
Este processo dedivisão do trabalho provocou grandes mudanças na vida econômica, tais como:
* A atividade econômica ficou mais complexa
* Aumento no numero de bens e serviços exigidos pelo grupo.
* Maior dificuldade para a ocorrência da dupla coincidência
* Interdependência no lugar da auto suficiência
* A troca se torna fundamental para a sobrevivência do grupo.

O escambo foi dandogradativamente lugar ao processo de pagamento. A partir do momento em que se passou a aceitar um produto para todo tipo de troca houve a  configuração  da origem da moeda. Mesmo que o produto da troca não esta sendo demandando por aquele grupo o produto é aceitado devido a grande capacidade de se utilizar ele para outras trocas.
Com o uso deste produto padrão todos os produtos e serviços começam a sermedido tendo este produto como referencia. Assim este produto ganha todas a funções que a moeda deve ter, intermédio de troca, medida de valor e aceitação geral. “Além disso, como a moeda representa um poder de aquisição, desde o momento em que é recebida até o momento em que é dada em pagamento de outra transação, ela também se caracterizada como uma reserva de valor”. ( ROSSETTI, P.18)

A moedacomo intermédio de troca

Esta função é considerada a característica principal da moeda por ser responsável pela transição da economia de escambo para economia monetária. Os benefícios desta mudança na economia são de amplo alcance como: o aumento generalizado da eficiência econômica e a facilitação do processo de produção e distribuição  - fazendo com que as possibilidades de especializaçõessejam ampliadas. “Ao funcionar como intermédio de trocas, a moeda torna possível maior grau de especialização e de divisão social do trabalho. A existência da moeda e condição essencial para  que a especialização seja praticada em larga escala”.(ROSSETTI, p. 19).
Com a moeda substituindo o escambo, as transações se tornam mais rápidas e eficientes, o tempo gasto antes na troca diretas de...
tracking img