A historia da moeda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (418 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Matéria: Microeconomia
A História da Moeda
Nos primórdios o homem passou a permutar o que sobrava da produção, assim começou o escambo a primeira manifestação de comércio, o escambo que era a trocadireta de mercadorias, sem equivalência de valor.
Nessa troca alguns produtos (mercadorias), passaram a ser mais procurados que outros, assumindo a função de moeda-mercadoria (sal, gado,pau-brasil, açúcar, cacau, tabaco e pano). Ao longo do tempo, diversos materiais foram utilizados como forma de moeda pelo homem.
Do sal deu origem à palavra salário, assim como a palavra gado, que em latimsignifica pecus, que deu origem ao termo pecúlio.
A troca de algumas mercadorias nem sempre era vantajosa devido à distância, ao estado perecível, ás condições precárias das estradas, à ação desalteadores, lembrando que naquela época a cobrança de pedágio já existia.
Com o descobrimento do metal, o homem passou a utilizá-lo na confecção de utensílios, tornando seu uso vantajoso e eleito como oprincipal padrão de valor monetário. As primeiras moedas apresentam alguns formatos como chave e faca.
Posteriormente, passaram a ser cunhadas a martelo, em metais como ouro, prata e cobre, ressaltandoatributos de beleza e expressão cultural da época em que surgiram.
Pela necessidade de guardar as moedas com segurança, os negociantes, que já possuíam cofres e guardas, aceitaram cuidar dodinheiro de seus clientes fornecendo recibos escritos pelas quantias guardadas. Esses recibos deram origem à moeda-papel e a guarda de valores fez surgirem as instituições bancárias.
Os primeiros bancosoficiais foram criados na Inglaterra, sendo a palavra banco originária da peça de madeira que os comerciantes de valores italianos e londrinos usavam para operar seus negócios no mercado público.
NoBrasil, as primeiras cédulas surgiram em 1810 e com o tempo, o governo passou a gerenciar a emissão dessas cédulas e também das moedas para evitar falsificações.
Atualmente, em quase todos os...
tracking img