Canalopatia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Todas as células fazem trocas constantes com o líquido extracelular através da membrana celular. Estas trocas fazem-se nos dois sentidos para dentro da célula e para fora.
A membrana não épermeável a todas as substâncias. As substâncias não permeáveis necessitam de proteínas para levar essas sustâncias para dentro e fora da célula.
Há três classes de proteínas de transporte –canais, bombas e transportadores

Canais
São poros que permitem o movimento passivo de iões (canais iónicos) ou de pequenas moléculas. A passagem necessita de uma alteração de conformação.Canais iônicos são proteínas presentes na membrana celular, responsáveis pelo transporte de nutrientes entre os meios extracelular e intracelular, procurando manter o funcionamento perfeitoda vida celular e consequentemente da homeostasia no corpo humano. Existem diversos tipos de canais iônicos e sua nomenclatura está associada ao íon transportado como: os canais de sódio,cálcio, potássio e cloro. E quando esse funcionamento é prejudicado ocorrem as canalopatias, que são doenças causadas pelo mau funcionamento do transporte desses canais. Atualmente, com um maiorconhecimento da fisiologia celular, possibilitou-se uma maior eficiência na produção dos fármacos pra combater essas doenças causadas nos canais iônicos que agridem tanto a qualidade de vida nosseres humanos. Então nesse...

Canalopatias


As canalopatias são doenças raras causadas por distúrbios funcionais das proteínas dos canais iônicos, decorrentes de mutações específicas.Estas doenças podem ocorrer a partir de alterações estruturais ou funcionais nas mudanças de canal, pode acorrer por fator genético ou por fatores externos, como toxinas ou substânciasendógenas, tais como anticorpos (fenômenos auto-imunes).
canalopatias pode afetar diferentes partes e sistemas do corpo como respiratório, renal, gastrointestinal, músculo, neurológicas, etc...
tracking img