Cadeia de valor e sistema de informação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6497 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Rod.GO 320 KM 01 Jardim Santa Paula Goiatuba GO Telefax: (64) 3495-1560
E-mails: fafich@fafich.org.br – elton@fafich.org.br
Adm. em Gestão Empresarial Sistemas de Informação II
Prof. Esp. Elton Marinho 5º PeríodoAluno:_________________________________________________________________
Aluno:_________________________________________________________________

A Cadeia de Valor e os Sistemas de Informação Estratégicos

Delineando o valor do sistema de informação de uma organização

INTRODUÇÃO
Hoje em dia, existe o consenso de que na sociedade pós-industrial, cuja economia assume tendências globais, a informação passou a ser considerada um capitalprecioso equiparando-se aos recursos de produção, materiais e financeiros. O que tem sido relevante é a mudança fundamental no significado que a informação assume na nova realidade mundial de uma sociedade globalizada: agora a informação não é apenas um recurso, mas o recurso. A aceitação desta idéia a coloca como o recurso-chave de competitividade efetiva, de diferencial de mercado e delucratividade nesta nova sociedade.
A importância da informação para as organizações é universalmente aceita, constituindo, senão o mais importante, pelo menos um dos recursos cuja gestão e aproveitamento estão diretamente relacionados com o sucesso desejado. A informação também é considerada e utilizada em muitas organizações como um fator estruturante e um instrumento de gestão. Portanto, a gestãoefetiva de uma organização requer a percepção objetiva e precisa dos valores da informação e do sistema de informação.
Inicialmente, este artigo explora aspectos relativos ao valor da informação, buscando responder a questões sobre a finalidade da informação para uma organização, a classificação de seus tipos de valor e o seu valor econômico. São apresentados, também, um conceito de informação,considerado mais adequado a esta abordagem, bem como os tipos de informação no contexto de uma organização.
Para que se possa reforçar estes aspectos relativos ao valor da informação, é apresentada uma análise sobre os níveis hierárquicos da informação no processo decisório de uma organização. Os quatro níveis abordados são os seguintes: dados, informação, conhecimento e entendimento(Urdaneta,1992).
A seguir, é feita uma análise sobre o valor de um sistema de informação, baseando-se em uma equação metafórica composta dos seguintes fatores: portfólio de produtos e serviços, qualidade, custo e tempo de resposta. Por fim, são analisados aspectos relativos ao planejamento de desenvolvimento e a cadeia de valor de um sistema de informação.
  A INFORMAÇÃO NO CONTEXTO DAS ORGANIZAÇÕES
Aaceitação de que a informação possua um valor da mesma forma que outros recursos da organização é, ainda, um assunto polêmico. As diferenças da informação em relação a outros recursos dificultam ou impossibilitam a sua categorização em termos econômicos. Estas dificuldades motivam as organizações, como alternativa ao gerenciamento da informação, a direcionar os seus esforços de gestão sobre astecnologias da informação (King & Kraemer, 1988), por encontrarem aí maior aplicabilidade de seus modelos tradicionais.
Basicamente, a informação tem duas finalidades: para conhecimento dos ambientes interno e externo de uma organização e para atuação nestes ambientes (Chaumier, 1986). Uma derivação desta classificação deve ser feita em função do papel que a informação pode desempenhar nasatividades de uma organização (informação crítica, mínima, potencial, sem interesse), conforme é apresentado na

 








Reconhecendo a importância da informação, muitas organizações não são sensíveis a alguns excessos na busca e na manutenção da informação. Os esforços principais de uma organização devem priorizar a busca e a manutenção das informações crítica, mínima e potencial,...
tracking img