lean acconting

4738 palavras 19 páginas
Lean Accounting

Contabilidade de Gestão
Licenciatura em Economia

1

1.Introdução
O sucesso do sistema de produção da Toyota deu origem a uma nova filosofia de gestão, a filosofia lean. Esta filosofia começou por ser implementada apenas em empresas industriais, com aplicação direta no sistema produtivo, o lean manufacturing. Contudo, os gestores destas empresas ganharam perceção de que era necessário implementar esta nova filosofia em toda a empresa e não só na fábrica.
Efetivamente, o lean accounting ainda está numa fase de desenvolvimento. E portanto o objetivo deste trabalho é efetuar uma revisão acerca da filosofia lean, identificando os principais pilares e conceitos de suporte a este pensamento de gestão.

As principais conclusões apontam para o facto de o lean accounting ser essencial para uma empresa que tenha decidido implementar qualquer ferramenta lean na sua empresa. A aplicação de ferramentas lean conjuntamente com sistemas contabilísticos orientados para a produção em massa pode conduzir a conclusões erradas. Sendo que, em termos de métodos contabilísticos, em termos de valoração da produção, o mais adequado é proceder à aplicação conjunta do sistema de custeio baseado na cadeia de valor e do sistema de custeio baseado nas características intrínsecas de cada produto.

2

2.Pensamento lean
A implementação do pensamento lean surge da necessidade das empresas aumentarem a produtividade, reduzirem custos, aumentarem a flexibilidade, criarem mais valor para os clientes e aumentarem resultados, fluxos de caixa e valor das ações.
São estes os requisitos fundamentais para fazer face à globalização dos mercados, que obriga à competição entre as empresas na base da qualidade, flexibilidade e oportunidades de negócio.
As empresas industriais têm respondido a estes requisitos mudando as suas estratégias operacionais para uma vertente do pensamento lean – o lean manufacturing, uma abordagem multidimensional que agrega

Relacionados

  • casas
    35424 palavras | 142 páginas
  • Sistema Flexivel
    87836 palavras | 352 páginas