Cadeia de suprimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (934 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPREENDENDO A CADEIA DE SUPRIMENTO


Cadeia de suprimento é o grupo de fornecedores que supre as necessidades de uma empresa na criação e no desenvolvimento de seus produtos. Pode serentendida também como uma forma de colaboração entre fornecedores, retalhistas e consumidores para a criação de valor.
A cadeia de suprimentos engloba todos os estágios envolvidos, direta ouindiretamente, no atendimento de um pedido de um cliente. A cadeia de suprimento não inclui apenas fabricantes e fornecedores, mas também transportadoras, depósitos, varejistas e os próprios clientes. Umacadeia de suprimentos é dinâmica e envolve um fluxo constante de informações, produtos e dinheiro entre os diferentes estágios.
O cliente é um componente essencial da cadeia de suprimento. Omotivo principal para a existência de qualquer cadeia de suprimento é satisfazer as necessidades do cliente. As atividades da cadeia de suprimentos iniciam-se com o pedido de um cliente e terminam quandoum cliente satisfeito paga pela compra. O termo cadeia de suprimento representa produtos ou suprimentos que se deslocam ao longo da seguinte cadeia, fornecedores, fabricantes, distribuidores,lojistas e clientes.
O objetivo de toda cadeia de suprimentos é maximizar o valor global gerado. O valor gerado por uma cadeia de suprimento é a diferença entre o valor do produto final para o clientee o esforço realizado pela cadeia de suprimento para atender ao seu pedido. Para a maioria das cadeias de suprimento comerciais, o valor estará fortemente ligado à lucratividade, que é a diferençaentre a receita gerada pelo cliente e o custo total no decorrer da cadeia de suprimento.
Existe apenas uma fonte de receita para qualquer cadeia de suprimento, o cliente, que é o únicorepresentante real do fluxo de caixa positivo em uma cadeia de suprimento. O gerenciamento da cadeia de suprimento envolve o controle dos fluxos entre os estágios da cadeia para maximizar a lucratividade...
tracking img