Cadeia de suprimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1148 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Segundo descrição de “Rockford Consulting Group - RCG” (2001) cadeia de suprimentos é o processo da movimentação de bens desde o pedido do cliente através dos estágios de aquisição de matéria prima, produção até a distribuição dos bens para os clientes.
Afirma-se que a cadeia de suprimentos segue a seguinte ordem:
* Oprimeiro passo é a obtenção do pedido de cliente.
* Verificar a necessidade de aquisição de matéria prima.
* Depois vem o processo de produção.
* Armazenamento.
* Distribuição dos produtos.
* Entrega para o cliente.
A velocidade em cada uma dessas atividades é a chave para o sucesso da cadeia de suprimentos.
Cadeia de suprimento pode ser definida como um grupo de firmasinterligadas por vários processos, e assim obter o produto final (Hausman, 2000). Para ter um gerenciamento efetivo, a organização deve considerar a coordenação de todas as diferentes partes da cadeia,o mais rápido possível, sem perder a qualidade ou a satisfação do cliente (RCG, 2001).
A “i2 Technology” (2001) afirma que os benefícios de um bem organizado gerenciamento da cadeia de suprimentos é aredução de estoque, baixo custo de operação e ter o produto que satisfaça o seu cliente na hora exata. Ainda, segundo essa empresa, a demanda de mercado, serviços ao cliente, transporte e preço competitivo devem ser plenamente entendidos para que a estrutura da cadeia de suprimentos seja efetiva. Isto é, esses são os pontos que uma organização deve levar em consideração paraestruturar sua cadeia de suprimentos.

CADEIA DE SUPRIMENTOS – COMO SURGIU?
Em uma primeira fase, a logística foi aplicada de forma fragmentada, onde se buscou melhorar o desempenho individual de cada uma das atividades básicas de um negócio (comprar, produzir, gerenciar estoques, transportes e distribuição) - muitas vezes de forma isolada. Ou seja, não havia uma abordagem sistêmica,a ênfase era funcional e a execução dava-se por departamentos especializados. No momento seguinte, diversos fatores evidenciaram o imperativo de que as atividades funcionais deveriam ser executadas de forma integrada e harmoniosa para obter-se uma boa performance da organização.
O avanço na tecnologia da informação e a adoção de um gerenciamento orientado para processos facilitaram essa mudança.Essa etapa é conhecida como logística integrada. Isto culminou com a percepção de que o processo logístico não começa e nem termina nos limites da própria empresa. Na verdade, o início se dá na correta escolha e no estabelecimento de parcerias com fornecedores, exigindo ademais que o canal de distribuição esteja apto a atender plenamente às necessidades e expectativas do cliente final.

Principaiscomponentes de um sistema estruturado para a gestão da Cadeia de Suprimentos:
Operações na Cadeia de Suprimentos: Faz com que as organizações ganhem maior eficiência em suas operações obtendo uma melhoria na sua cadeia de suprimentos, habilidade de análises e de integração. Focados nos serviços dos clientes, qualidade do produto, redução do ciclo de tempo, utilização dos ativos e flexibilidadeoperacional. Essas capacidades incluem o gerenciamento da demanda, serviços operacionais enxutos, gerenciamento de ordem distribuída, gerenciamento de ativos e sincronização de suprimentos/demanda.
Logística: Ajuda no gerenciamento de mercadorias através da cadeia de suprimentos buscando a redução de custos ao mesmo tempo em que o serviço ao cliente é otimizado. Visa o aperfeiçoamento da utilizaçãoda rede de distribuição e a implementação de tecnologias avançadas em "warehousing", transporte e gerenciamento de funções.
Estratégia para Cadeia de Suprimentos: Foca na otimização da cadeia de suprimentos. Através de uma avaliação para ajudar a identificar a maturidade da demanda da cadeia de suprimentos e o desempenho dos objetivos do negócio. Oferece estratégias de longo prazo que abrangem...
tracking img