Roteiro do filme os deuses devem estar loucos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (436 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UFMG – FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO – TURMA N

ROTEIRO DE ANÁLISE – FILME “OS DEUSES DEVEM ESTAR LOUCOS”

ANDREA C. MELO



1- Argumente sobre as diferentes formas depercepção de mundo apresentadas no filme.

O filme apresenta logo em seu começo, uma realidade onde não existem regras, posse, punição e poder, não tem relógio e os dias não são regrados por minutos efunções. Vivem felizes e tem suas crenças nos Deuses. A Terra oferece todo o necessário para a sobrevivência e a paz é o principal aliado. São adaptados a seu meio natural e vivem em plena sintoniacom a natureza. Em seguida, a realidade do mundo industrializado, urbano onde a poluição, o jogo de poder, as regras estão bem definidas e muito presentes. O filme trata, ainda, essa civilização por nãoconseguir adaptar ao seu meio natural e não ter limites quanto à expansão dessas “melhorias” chegando a sofrerem conseqüências.



2- Argumente sobre os processos de socialização apresentadosno filme.

O processo de socialização presente na “tribo” e na sociedade dos “nativos” da terra que vivem no mundo primitivo guiado pelos Deuses e o meios utilizados para tal é vista como simples. Orespeito com o outro se sobrepõe e a comunicação “cara a cara” é a única existente entre eles.

Na sociedade urbana e industrializada a socialização é mais fria. Os meios de comunicação sãoextensos e às vezes mais afasta do que aproxima. O processo industrial torna as pessoas sem tempo e freqüentemente sem “calor humano”. Em uma, não aparece a violência nem a criminalidade, em outro, a lutapelo poder guia as relações humanas.



3- Argumente sobre os tipos de conhecimento apresentados no filme.

O filme apresente o conhecimento mítico com a explicação para os acontecimentos naterra vinda direto dos deuses; O religioso na sacralização das relações com os animais e nos Deuses estando loucos.

Mostra o conhecimento técnico/tecnológico e o científico com a “evolução”...
tracking img