Universal serial bus (usb)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (505 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universal Serial Bus (USB) é um tipo de conexão "ligar e usar" que permite a conexão de periféricos sem a necessidade de desligar o computador.
Antigamente, instalar periféricos em um computadorobrigava o usuário a abrir a máquina, o que para a maioria das pessoas era uma tarefa quase impossível pela quantidade de conexões internas, que muitas vezes eram feitas através de testes perigosos parao computador, sem falar que na maioria das vezes seria preciso configurar jumpers e interrupções IRQs, tarefa difícil até para profissionais da área.
O surgimento do padrão PnP (Plug and Play)diminuiu toda a complicação existente na configuração desses dispositivos. O objetivo do padrão PnP foi tornar o usuário sem experiência capaz de instalar um novo periférico e usá-lo imediatamente sem maisdelongas. Mas esse padrão ainda era suscetível a falhas, o que causava dificuldades para alguns usuários.
O USB Implementers Forum foi concebido na óptica do conceito de Plug and Play, revolucionáriona altura da expansão dos computadores pessoais, feito sobre um barramento que adota um tipo de conector que deve ser comum a todos os aparelhos que o usarem, assim tornando fácil a instalação deperiféricos que adotassem essa tecnologia, e diminuiu o esforço de concepção de periféricos, no que diz respeito ao suporte por parte dos sistemas operacionais (SO) e hardware. Assim, surgiu um padrãoque permite ao SO e à placa-mãe diferenciar, transparentemente:
A classe do equipamento (dispositivo de armazenamento, placa de rede, placa de som, etc);
As necessidades de alimentação elétrica dodispositivo a uma distância de ate 5 metros sem a necessidade de outro equipamento, caso este não disponha de alimentação própria;
As necessidades de largura de banda (para um dispositivo de vídeo,serão muito superiores às de um teclado, por exemplo);
As necessidades de latência máxima;
Eventuais modos de operação internos ao dispositivo (por exemplo, máquina digital pode operar, geralmente,...
tracking img