Radiologia - cistos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4350 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE ITAÚNA
FACULDADE DE ODONTOLOGIA

RADIOLOGIA

ALUNA: ANDREA CRISTINA VIEIRA
PROFESSOR: FABIANO
5º PERÍODO

ITAÚNA
2011

CISTOS ODONTOGÊNICOS

INTRODUÇÃO

Cistos odontogênicos são resultantes da proliferação de remanescentes epiteliais associados à formação dos dentes. O epitélio presente em cada um dos cistos odontogênicos é derivado de uma das seguintes fontes:lâmina dentária, órgão do esmalte e de bainha de Hertwig. Os remanescentes epiteliais presentes na maxila e mandíbula são originais do ectoderma que reveste os processos embrionários que irão formar a face e boca ou de tecido epitelial que participa na odontogênese. A presença pura e simples de restos epiteliais seria insuficiente para explicar a formação de um cisto. É necessária a ação de um agenteinflamatório, por exemplo, capaz de estimular e determinar a proliferação desses remanescentes. Tal condição é freqüente nos maxilares, onde infecções e traumas são capazes de desencadear a resposta inflamatória.

CLASSIFICAÇÃO

CISTO DA LÂMINA DENTÁRIA
(Cisto gengival do recém-nascido)
São assim denominados os cistos encontrados na grande maioria dos recém-nascidos (80%), apresentando-secomo pequenos nódulos esbranquiçados, localizados nos rebordos alveolares dos maxilares. O cisto da lâmina dentária tem sua origem a partir da proliferação de remanescentes da lâmina dentária, denominados restos de Serres, provenientes do processo involutivo (degeneração e lise) da lâmina dentária. Alguns remanescentes epiteliais têm a capacidade de proliferar, queratinizar e formar pequenoscistos. Como este cisto aparece em indivíduos muito jovens, é assintomático e tem o seu rompimento espontâneo pouco tempo depois de surgir, muitas vezes passa despercebido.
Podem apresentar formas redondas ou ovais, e nos cortes histológicos encontramos um delgado revestimento de epitélio estratificado pavimentoso com superfície paraqueratótica. A cavidade cística usualmente é preenchida por queratinadescamada e, freqüentemente, contém células inflamatórias.
Não há indicação de nenhuma terapêutica específica para o tratamento dos cistos gengivais.

NÓDULOS DE BOHN E PÉROLAS DE EPSTEIN
As Pérolas de Epstein são nódulos císticos que ocorrem ao longo da rafe palatina mediana, e, não são de origem odontogênica (procedem dos remanescentes epiteliais aprisionados na rafe palatina mediana).Nódulos de Bohn são encontrados na face vestibular e lingual do rebordo alveolar e no palato, têm como origem, remanescentes de epitélio e glândulas (glândulas mucosas).

CISTO PRIMORDIAL
(Queratocisto)
O cisto primordial é pouco freqüente e assintomático, a menos que se torne secundariamente infectado, raramente apresenta manifestações clínicas evidentes. Quando alcança um grande tamanho,geralmente envolvendo o ramo ascendente da mandíbula, pode apresentar tumefação e relato de dor. A mandíbula é mais envolvida em relação à maxila, ocorrendo com maior freqüência na região de 3º molar inferior (76%), entretanto, pode se desenvolver em qualquer parte dos maxilares, inclusive na linha média da mandíbula e maxila. A lesão é mais comum em homens e é diagnosticada usualmente entre a 2ª e 3ªdécadas de vida.
Cistos primordiais múltiplos fazem parte da síndrome de Gorlin-Goltz (síndrome dos carcinomas basocelulares nevóides), que além dos cistos apresenta alterações cutâneas (nevo basocelular, disceratose palmo-plantar e calcinose de derme), alterações esqueléticas (prognatismo mandibular, costela bífida, crânio volumoso etc.), alterações oftalmológicas (cegueira congênita e estrabismo,Hipertelorismo), alterações endócrinas (hipogonodismo no homem, fibromas e cistos calcificados em ovário e útero nas mulheres, etc.) e, alterações neurológicas (retardamento mental, hidrocefalia congênita etc.).
Este cisto apresenta uma tendência em particular à recidiva após o tratamento cirúrgico. Parece não haver nenhuma correlação entre o tamanho ou localização e a sua recorrência. O...
tracking img