Aspectos Radiográficos Odntologicos

804 palavras 4 páginas
Introdução:

A Imaginologia Dento Maxilo-Facial é uma ferramenta de suma importância para o diagnóstico de alterações no complexo estomatognático.
Em condições normais, as estruturas desse complexo apresentam diferentes graus de radiolucidez e radiopacidade.

Na figura acima, nota-se tal diferença: ao observar o interior dos dentes, dentro da câmara pulpar é radiolúcido, o dente e mandíbula são radiopacos, por exemplo. Em situações diferentes, onde as condições de normalidade estão ausentes, pode ser diagnósticado lesões/alterações. Esse trabalho, dividido em sete volumes, procura relatar as principais alterações em seus aspectos radiográficos.

ASPECTOS RADIOGRÁFICOS DAS LESÕES DO ORGÃO DENTAL
O Esmalte, a Dentina e o Cemento apresentam diferentes graus de radiopacidade devido a diferença de mineralização. A Câmara Pulpar e o Canal Radicular são radiolúcidos. Portanto caracteriza a alteração quando o radiopaco passa à radiolúcido e vice-versa.
Para estudo da maioria das lesões do órgão dental, a melhor radiografia é a periapical1, por apresentar mais detalhe da imagem.
LESÃO CARIOSA
Oclusal: O melhor diagnóstico é o exame clínico
Mesial e Distal: Radiografia

RESTAURAÇÃO ESTÉTICA/METÁLICA
Estética (resina): Pode ser radiolúcida ou radiopaca.

“Imagem Sugestiva de Restauração Estética”
Metálica (amálgama, ouro): Somente Radiopaca

OBS: Não pode afirmar sem o exame clínico se a restauração é metálica ou estética. Somente sugere, pelas evidências, se o contorno da restauração é bem delimitado e não tem forma de retenção bem evidenciada supostamente é estética, já que a

1.Radiografia periapical são radiografias tiradas dos dentes onde aparecem as faces vestibular e lingual sobrepostas e todo o comprimento O/I-A e largura M-D. Este tipo de radiografia mostra o dente completo e o osso que o rodeia. São utilizadas para mostrar a cárie e doenças periapicais e periodontal. (WHITE, Stuart C. Radiologia oral Madrid: Harcourt, 2002.

Relacionados