Brincadeiras de rua na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3108 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO





TEMA: Brincadeiras de rua na escola


O projeto foi idealizado para a escola inteira, pois o pátio é o local de circulação de todas as turmas, podendo também ser um espaço para o professor propor muitas atividades, ou mesmo reunir o grupo para uma roda de conversa e assim partirem para a realização da atividade.





JUSTIFICATIVA


Na educação infantil oprofessor esta muito próximo da criança, muitas vezes exercendo um papel de cuidador, porém existe muito mais do que um cuidador, um professor, que deve pensar em seu grupo, construir uma proposta pedagógica, ou seja, seu planejamento, e aliado a isso deve promover segurança, acolhimento, lugar para a emoção, desenvolvimento das habilidades sociais, instigar a curiosidade, o desafio e promover aoportunidade de investigação sem deixar de lado o domínio do espaço e do corpo, enfim o professor que ingressa na educação infantil tem bastante tarefa para com seus alunos.


Pensando a educação infantil como parte fundamental do desenvolvimento da criança que nela esta inserida, é importante não perder de vista seu mundo imaginário. Não devemos deixar de trabalhar e instigar sua vida imaginativa.Nela, a criança vai vivenciar seu medo e enfrenta-lo da forma mais lúdica.


O professor, ao fazer seu planejamento, não pode esquecer as experiências e a trajetória vivida por esta criança. Pensar na realidade do seu grupo, na idade em que se encontram, e o que estão buscando, é uma maneira de conduzir o aprendizado de maneira mais prazerosa e tranquila.


A atuação do professor devesempre estar embasada em um conhecimento teórico, estando ciente da responsabilidade na formação das crianças. Assim como a capacitação e reciclagem dos mesmos.


A adaptação na escola, principalmente na primeira escola, é parte importante e fundamental. Esta deve ser feita de forma tranqüila e no tempo da criança. A mãe por sua vez, deve contar ao professor a narrativa de seu filho, algo que éfamíliar, um acesso mais fácil de chegar até criança sem ser invasiva, com o objetivo de conquistá-la. Uma adaptação bem feita, a confiança da criança no espaço e no professor, é com certeza uma garantia que esta criança volte para escola no dia seguinte, com vontade de ficar.


O brincar é fundamental para o desenvolvimento infantil. É através da brincadeira que ela, com o uso da imaginaçãoe da criatividade, lida com sua ansiedade, seus medos e frustrações. A tarefa do brincar é muito importante, e ela deve ser garantida também na escola. A criança aprende brincando, troca, interage, revive experiências. É importante que ela divida a brincadeira com outras crianças, afim de conquistar seu espaço ou ceder o mesmo.


Piaget, autor construtivista que ressalta o brincar como partefundamental do desenvolvimento, diz que ao brincar ela entra em contato com o mundo externo.


O mesmo autor acredita que cabe ao professor e a família disporem e proporem às crianças atividades lúdicas, experiências físicas sobre os objetos, assim o sujeito agirá sobre eles construído conceitos, assimilando, acomodando e equilibrando.


Como avaliar o aluno dentro da educação infantil,espaço que propicia tanto o brincar? Como explica Krieger, “Na educação infantil, o objetivo da avaliação não deve ser mensurar quantitativamente a aprendizagem da criança e apontar o que ela ainda não alcançou, e, sim, a utilização da avaliação como forma de identificar os aprendizados que já domina e propiciar momentos de aprendizagens novas, aproveitando seu potencial criador, sua sede ecapacidade em aprender, pois nessa fase do desenvolvimento, essa capacidade é muito grande.”


Ensinar na educação infantil é quase sempre fazer, assim fala o professor Comênio, “O professor ensina a fazer fazendo: a falar falando, a cantar cantando, a pensar pensando, a escrever escrevendo, a dançar dançando...” (MARQUES, F. Muitas coisas, poucas palavras – A oficina do professor Comênio e a Arte...
tracking img