Resumo do artigo empreendedor cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EMPREENDEDOR CULTURAL : PERFIL E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

As organizações e empreendimentos artísticos e culturais integram o setor das indústrias criativas e vêm adquirindo crescente importânciacomo recurso para o desenvolvimento social e econômico , especialmente de países emergentes como o Brasil.
A área cultural passou a argumentar que poderia ajudar a resolver problemas sociais como osda educação, bem como abrandar as hostilidades raciais, ajudar a reverter a deterioração urbana com o turismo cultural, criar empregos e diminuir a criminalidade. Sabe-se que quando a esfera culturalestá voltada para resultados práticos imediatos, como ajudar a reverter a deterioração urbana, ela deixa de ser um campo à parte, uma esfera autônoma e se integra à esfera social como um todo.Utilizando-se da tipologia de intelectuais trazida por Antonio Gramsci, explica que um sistema cultural engloba três intelectuais: os que criam, isto é, os artistas e cientistas, os que difundem talprodução, como os profissionais de comunicação e educadores , e o terceiro que são os organizadores da cultura,como os gestores , produtores e mediadores.Portanto, o campo da cultura engloba três segmentos:criação, difusão e organização.
Na organização cultural, identifica-se três denominações: administrador cultural, agente cultural e o mediador cultural.
Administrador Cultural: É o mediador entre oprodutor cultural,o público, o Estado e o empresário cultural. Ele procura os meios de viabilizar a produção, enquanto o produtor cultural é o artista propriamente dito.
Agente Cultural: É o quetrabalha na área de difusão, atuando junto ao público, organizando exposições, mostras e palestras, preparando catálogos e folhetos, realizando pesquisas de tendências, etc.
Mediador Cultural: É aqueleque exerce a aproximação entre indivíduos ou grupos de indivíduos e as obras de cultura.
A noção de empreendedorismo cultural estabelece uma relação entre dois conceitos oriundos de distintos...
tracking img