Bioquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1873 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de São Carlos
Centro de Ciências Exatas e Tecnologia
Departamento de Biologia












3ª Prática – Metabolismo de polissacarídeos: síntese de amido













Nomes e Ra:
Marina Dóris, 363111
Nayza Fioritta N. Ferro, 363260
Patricia Pereira N. e Silva, 363391
Rogério Queiroz, 363359
Tais Bronca, 363049







OBJETIVOAcompanhar a síntese de amido pela ação de enzimas contidas em extrato de batata (rico em polifenoloxidase sensível ao ácido ascórbico), por meio de reação do amido com iodo.



INTRODUÇÃO

O amido é um polímero de glicose usado pelos vegetais como importante molécula de armazenamento de carbono. É também o principal carboidrato de reserva das plantas superiores. [pic]
- Estrutura do amido

Oamido está presente em diversos tecidos e órgãos vegetais e é encontrado em grãos (endosperma de cereais), folhas (plastídeos), frutos, tubérculos, rizomas e raízes. A batata, por exemplo, é a quarta hortaliça mais consumida no Brasil e apresenta alto conteúdo de amido nos tubérculos.

Duas diferentes macromoléculas podem compor o amido: a amilose e a amilopectina. Ambas são polímeros de glicose.A amilose é um polímero de glicose sem ramificações e possui estrutura helicoidal. Já a amilopectina é um polímero de glicose muito ramificado e possui uma massa molecular cerca de vinte vezes maior que a amilose, além de ser menos hidrossolúvel.
O lugol ou solução de Lugol é uma solução de I2 (1%) em equilíbrio com KI (2%) em água destilada. Foi nomeada em honra ao médico francês J. G. A.Lugol. O iodeto de potássio é adicionado para aumentar a solubilidade do iodo por formação do ânion triatômico I3-.
[pic]

A presença de amido é verificada pela presença da cor roxa. Sendo assim, para testar se um determinado alimento tem amido ou não é bem simples, basta respingar solução de iodo e esperar pelo resultado: o aparecimento da coloração característica detecta a presença da substância.Este reativo reage com alguns polissacarídeos como os amidos, e certas dextrinas, formando um complexo de inclusão termolábil que se caracteriza por ser colorido, dando cor diferente segundo as ramificações que apresente a molécula. Com os amidos a coloração típica é o azul escuro e com as dextrinas, o vermelho.

As cadeias de α-glicanos de ambos os tipos de polímeros, amilose e amilopectina,são elongadas pela enzima amido sintase.

O amido apresenta cadeia polissacarídica de estrutura helicoidal. As longas cadeias de estrutura espiral do amido possuem alta afinidade pelo iodo. Devido a essa característica estrutural, o amido forma complexos de coordenação com o iodeto, presente na solução de lugol.

Quando se aquece a solução de amido, a estrutura helicoidal se desfaz,conseqüentemente, não se forma o complexo azul entre o amido e o iodeto. Ao resfriar a solução, o amido recupera a sua forma helicoidal.

[pic]
Estrutura helicoidal do amido


[pic]

Complexo amido-iodeto

A amido sintase é a enzima que catalisa a transferência de resíduos de D-glicose oriundos de unidades de difosfato de glicosilnucleotídeos (ADPglicose) à extremidade nãoredutora de uma molécula precursora (ou de um aceptor protéico, que é a amilogenina), então produzindo ligações do tipo α-1,4.

Os polímeros de glicose são formados através de síntese por desidratação. A cada ligação de duas glicoses há a "liberação" de uma mólecula de água.

Reação catalisada pela enzima adenosina difosfato glicose pirofosforilase:
ATP + glicose-1-fosfato →ADPglicose + PPi

Reação catalisada pela enzima amido sintase:
ADPglicose + (glicose)n → ADP + (glicose)n+1



O ácido ascórbico ou vitamina C (C6H8O6, ascorbato, quando na forma ionizada) é uma molécula usada na hidroxilação de várias outras em reações bioquímicas nas células. A sua principal função é a hidroxilação do colágeno, a proteína fibrilar que dá resistência aos ossos,...
tracking img