Bioquimica-digestao e absorcao de carboidratos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (853 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estrutura de carboidratos
São moléculas orgânicas, também chamadas de hidratos de carbono, possuidoras de funções álcool (hidroxilas) e funções aldeído ou cetona (carbonila – aldoses ou cetoses).São classificadas de acordo com o número de carbonos em trioses (3 carbonos), tetraoses (4 carbonos), pentoses (5 carbonos) e hexoses (6 carbonos), sendo as pentoses e as hexoses os carboidratos de maiorimportância biológica para o homem. Dentre as cetoses, a mais importante para o homem é a D – frutose.
Os dissacarídeos e os polissacarídeos são frutos da associação de duas ou mais oses através deuma reação de desidratação chamada de ligação glicosídica. O único diolosídeo que o ser humano sintetiza naturalmente é a lactose (galactose e glicose) enquanto que o único poliolosídeo sintetizadopelo homem é o glicogênio (polímero de glicose feito através de ligações a 1 – 4 no ramo principal e a 1 – 6 nas ramificações); no glicogênio de 6.000 a 600.000 unidades de glicose. No homem podemosidentificar as formas de glicogênio hepático e muscular.
Os carboidratos também podem associar-se às proteínas, formado estruturas chamadas de proteoglicanos. Os proteoglicanos (mucopolissacarídeos),também são carboidratos e proteínas ligados, porém 95% do peso total da molécula é feito de carboidratos. A maioria é sulfatada e temos como exemplo o ácido hialurônico presente na matrix extracelulardo tecido conjuntivo, a condroitina, presente no tecido cartilaginoso e a heparina dos mastócitos.
Digestão e absorção de carboidratos
Nos alimentos, os carboidratos são encontrados na forma livre(em horatliças, frutas, refrigerantes) e em dissacarídeos de sacarose (glicose e frutose) e lactose (galactose e glicose). A maior parte dos carboidratos da dieta está na forma de polissacarídeosvegetais: o amido, facilmente digerido corresponde a cerca de 50% dos carboidratos da dieta, e a celulose, resistente as enzimas digestivas devido a presença de ligações b 1- 4. Em menor porcentagem o...
tracking img