Beyond budgeting

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS – FGV
FGV MANAGEMENT
INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA – ISAE
MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL – 2010

Trabalho de Orçamento e Controle
BEYOND BUDGETING

Equipe: JANDG
Ana Luiza Santos Marques
Dione Vélez Barbosa
Glaucio Messias
Joelma Menezes Farias
Nilton Carvalho

Manaus
Setembro/2011

Índice
1 Introdução 3
1.1 Histórico 3
1.2 Objetivo 32 Desenvolvimento 4
2.1 Conceito 4
2.2 Descrição do Método 4
2.3 Vantagens 5
2.4 Desvantagens 6
2.5 Exemplo Caso Real 7
3 Conclusão 10
Bibliografia 11

Introdução
A gestão baseada em orçamentos iniciou-se com a revolução industrial, quando as indústrias trabalhavam visando primeiramente produzir bens em grande quantidade para posteriormente vendê-los. Atualmente, omodelo de produção ocorre sob demanda e num mercado de grande concorrência e de mudanças rápidas, o que criou a necessidade de criação de um novo modelo de gestão mais rápido, flexível e adaptável às mudanças, o Beyond Budgeting, será analisado no presente trabalho com uma alternativa de modelo de gestão financeira.

Histórico
No século XX, com a Revolução Industrial, iniciasse a gestão baseada emorçamento. Época em que as indústrias trabalhavam em larga escala, tentando produzir ao máximo para depois vender também ao máximo. Os tempos mudaram e, atualmente, o processo de produção passou a ser por demanda, num mercado de concorrência acirrada e com mudanças ocorrendo cada vez mais depressa, o que exige um modelo de gestão diferente ao dos adotados na era da produção em grande escala.
Umgrupo de pesquisadores, insatisfeitos com o tradicional método gerencial, baseado na hierarquia e liderança centralizada, e na tradicional cultura do planejamento orçamentário, criaram o Beyond Budgeting em 1997, com o objetivo de desenvolver um modelo de gestão não baseado no orçamento e com liderança flexível.

Objetivo
Tem como principal objetivo criar um conjunto de princípios de gestão dedesempenho cuja aprovação leva a:
* Processos de desempenho mais dinâmico de gestão que permitem que as organizações sejam mais sensíveis e, assim, criar mais valor.
* Um modelo de gestão que permite uma maior descentralização de responsabilidade, aumentando assim a motivação e a alta produtividade dos trabalhadores, garantindo a melhoria nos serviços prestados aos seus clientes.Desenvolvimento
Conceito
É um modelo integrado de gestão. Significa além de processos mais flexíveis e adaptativos um maior grau de descentralização. Significa a abolição da micro gestão de cima para baixo e da cultura de comando e controle. Objetiva evitar a manipulação, a falta de transparência e a perda do controle dos orçamentos e a comparação do tipo “planejado versus realizado”.
Para queisto possa funcionar no dia a dia, o modelo precisa mudar a forma de diálogo entre os executivos e suas equipes.
Os líderes das organizações devem gradualmente descentralizar as decisões e a autoridade. Precisam reaprender a gerenciar: descentralizando a autoridade e desafiando constantemente a organização para obter resultados competitivamente mais superiores. Os gestores devem se propor adesafiar, apoiar, aconselhar, questionar, fazer “coaching” e gerenciar para a criação de valor.
O novo modelo fornece controles muito melhores, mais variados e atualizados do que a gestão orçamentária tradicional.
Beyond Budgeting mostra um caminho para tornar empresas mais flexíveis e robustas, significa desenvolver um modelo customizado e individual baseado nos princípios de uma gestão enxuta eadaptativa

Descrição do Método
Beyond Budgeting é explicado através de um conjunto de 12 princípios de gestão.
Grupo A: 6 princípios para processos flexíveis de gestão de desempenho:
1. Metas: Definir metas aspiracionais e móveis, visando melhoria relativa – Não metas anuais, fixas e incrementais!
2. Recompensa: Recompensar o sucesso obtido conjuntamente (equipe), avaliando o...
tracking img