Meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1668 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Lista de revisão de genética – Prof. Nanni-2009.

01) Em uma espécie de peixes de aquário, aparecem três padrões distintos de coloração na nadadeira dorsal: negra, rajada e amarela. Esses padrões são resultantes das combinações de três diferentes alelos de um mesmo loco.
No quadro a seguir, estão representados três cruzamentos entre peixes com padrões de coloração distintos para nadadeiras esuas respectivas gerações F1 e F2.
[pic]
Se um macho da F1 do cruzamento 3 cruza com uma fêmea da F1 do cruzamento 1, quais as proporções de coloração das nadadeiras dorsais esperadas para os descendentes?
a) 50% de indivíduos com nadadeiras negras e 50% de indivíduos com nadadeiras rajadas.
b) 75% de indivíduos com nadadeiras negras e 25% de indivíduos com nadadeiras amarelas.
c) 75% deindivíduos com nadadeiras negras e 25% de indivíduos com nadadeiras rajadas.
d) 50% de indivíduos com nadadeiras negras e 50% de indivíduos com nadadeiras amarelas.
e) 100% de indivíduos com nadadeiras negras.

02) Considere um gene que apresenta 3 alelos, aqui denominados "alfa", "beta" e "gama". Considere que os alelos "alfa" e "beta" são co-dominantes e "gama" é recessivo em relação a ambos.Tal gene deve determinar:

(01) três fenótipos, correspondentes a cinco genótipos.
(02) três fenótipos, cada um correspondente a um genótipo.
(04) quatro fenótipos, cada um correspondente a dois genótipos.
(08) seis fenótipos, correspondentes a quatro genótipos.
(16) quatro fenótipos, correspondentes a seis genótipos.

03) Coelhos podem ter quatro tipos de pelagem: chinchila, himalaia,aguti e albina, resultantes das combinações de quatro diferentes alelos de um mesmo loco. Num experimento, animais com diferentes fenótipos foram cruzados várias vezes. Os resultados, expressos em número de descendentes, constam na tabela a seguir.
[pic]
Se o animal progenitor aguti do cruzamento 1 for utilizado para a obtenção de filhotes com o progenitor chinchila do cruzamento 4, que proporçãode descendentes poderemos prever?

a) 1 aguti: 1 chinchila.
b) 1 aguti: 1 himalaia.
c) 9 aguti: 3 himalaia: 3 chinchila: 1 albino.
d) 2 aguti: 1 chinchila: 1 himalaia.
e) 3 aguti: 1 chinchila.

04) A cor dos pêlos nas cobaias é condicionada por uma série de alelos múltiplos com a seguinte escala de dominância:

C (preta) > C1 (marrom) > C2 (creme) > c (albino).

Uma fêmea marrom teve3 ninhadas, cada uma com um macho diferente. A tabela a seguir mostra a constituição de cada ninhada.
[pic]
A partir desses dados é possível afirmar que o macho responsável pela ninhada:
a) 1 era marrom homozigoto.
b) 1 era preto homozigoto.
c) 2 era albino heterozigoto.
d) 2 era creme heterozigoto.
e) 3 era marrom homozigoto.

05) Um dos principais problemas em cirurgias de emergência -a falta de sangue compatível com o da vítima para transfusões - pode estar prestes a ser resolvido. Uma equipe internacional de pesquisadores descobriu uma maneira de converter sangue dos tipos A, B e AB, que hoje podem ser doados apenas com restrição, no tipo O. Os cientistas descreveram o uso de novas enzimas que "limpam" esses tipos sanguíneos de seus antígenos, tornando-os viáveis paraqualquer tipo de transfusão. Esta possibilidade liberaria os hospitais da dependência do tipo O.
"O Estado de S. Paulo"
(http://www.universia.com.br/noticia/materia_clipping.jsp?not=36754, acessado em 20/04/2007). [Adapt.]

Com base no texto e em seus conhecimentos, desconsiderando o fator RH, é correto afirmar que, através da nova tecnologia,
a) uma pessoa com sangue tipo "O" poderia recebersangue de qualquer outro grupo sangüíneo, pois os sangues tipo "A", "B" e "AB" não apresentariam aglutinogênios "A" e "B" nas hemácias; não ocorreriam, portanto, reações de aglutinação.
b) uma pessoa com sangue tipo "O" poderia receber sangue de qualquer outro grupo sangüíneo, pois os sangues tipo "A", "B" e "AB" não apresentariam aglutininas anti-A e anti-B no plasma; não ocorreriam, portanto,...
tracking img