Violencia urbana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A apropriação do Território indígena Alagoano

Nas ultimas décadas a questão agrária levou a sociedade a grandes conflitos ideológicos, econômicos e sociais. Vem atrelado a isso, ao longodo tempo, a questão indígena que contextualiza a história brasileira até os dias atuais. Alguns debates priorizam a preocupação do governo para com a conjuntura atual dos movimentos sociais quecresceram gradativamente a partir da década de 50, enquanto o processo agrário brasileiro parece nunca ter fim, os espaços políticos vem se modernizando e ganhando força entre as classes sociais maismodestas, dando a estas força e inquietude para com a ampliação de seus espaços no processo agrário nacional.

A demarcação de terra é pensada, sobretudo, como ponto departida para a consolidação final de um movimento de reconquista não somente de um território que consideram de posse imemorial, mas também de sua afirmação enquanto ser.[...] (SILVA, Pg. 115).Em Alagoas, identificavam-se três áreas distintas de interesse econômico: zona da mata, agreste e sertão. Os aldeamentos que estavam localizados na zona da mata, onde há o predomínio da grandepropriedade e da monocultura da cana-de-açúcar, foram efetivamente extintos. Isto permite a hipótese de que a forma de ocupação da terra pode ter contribuído para a incorporação dos indígenas aoquadro composto de trabalhadores rurais.
Dados sobre as situações administrativas das terras indígenas no Nordeste evidenciam o caráter político da etnicidade desses povos, intrinsecamenterelacionado a conquistas (de direitos) territoriais. São terras que, na grande maioria dos casos, correspondem a concessões territoriais durante a história, por se tratarem de grupos localizadosprincipalmente em áreas de antigas missões. São terras relacionadas a políticas indigenistas oficiais que vigoraram no período Colonial, Imperial. A exemplo da terra indígena em Palmeira dos Índios....
tracking img