A violencia urbana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1223 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA
CORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICASDAS
CURSO BACHARELADO EM SEGURANÇA PÚBLICA

ROMILDO BRITO COSTA ROCHA

A VIOLÊNCIA URBANA

Boa Vista
2011.

ROMILDO BRITO COSTA ROCHA

A VIOLÊNCIA URBANA

Trabalho de pesquisa para fins de obtenção de nota na disciplina Criminologia, do Curso Bacharelado em Segurança Pública, turma 2º semestre. Orientador:Professora Caroline.

Boa Vista
2011.
SUMÁRIO

Pág.

1. INTRODUÇÃO 04

2. A VIOLENCIA URBANA 05

3. CONCLUSÃO 08

4. REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA 09


1. INTRODUÇÃO

Uma das causas que mais assustam as pessoas nas grandes cidades, não somente em nosso país o Brasil, mas em todo mundo é a violência. E ela pode estar ligada a várias causas sendo que aprincipal delas é a má distribuição de renda, pois muitas pessoas por não possuírem condições necessárias para sobreviver acabam entrando nesta onda de crimes.
Grande parte da violência urbana é mais vista nos grandes centros urbanos atingindo assim todas as populações, pois está ligada as leis, as ordens públicas, e principalmente as pessoas que fazem parte destes grandes centros urbanos conhecidoscomo cidades.
A violência urbana abrange vários pontos da cidade e dificilmente conseguimos apontar como ela se iniciou, mas certamente as causas são as mais diferentes como: a ausência de leis que incriminem os bandidos, o desemprego, as drogas responsável pelos tráficos também, as inúmeras discriminações em escolas entre outras. Sem duvida alguma a violência urbana prejudica não somente aspessoas que fazem e estão dentro dos grandes crimes, mas sim toda a população.

A VIOLÊNCIA URBANA
A violência urbana é um problema que afeta a ordem pública e toda a sociedade, independente de classe social,  englobando diversos tipos de violência: doméstica, escolar, dentro das empresas, contra idosos, crianças, entre outras. Esse mal vêm amedrontado as pessoas e muitas vezes impedindo-as derealizar diversos tipos de tarefas. Não há uma causa específica para a violência, apesar de muitos especialistas apontarem a má distribuição de renda como fator principal.
De fato, a desigual distribuição de renda desencadeia um circulo vicioso que vai da privação da educação e de condições básicas de saúde e moradia até o desenvolvimento de caminhos ilegais e a criminalidade. Mas por outro lado, sea pobreza realmente fosse a causa principal da violência urbana brasileira, cidades nordestinas teriam os índices mais altos de violência. Sendo assim, outras causas seriam a desestruturação familiar, o desemprego e o crescimento do crime.
Contrariamente aos outros tipos de violências civis, as violências urbanas implicam consequências para além das suas vítimas diretas, ou seja, a nossa relaçãopara com a realidade violenta não passa somente por parte da experiência direta que temos, passa também doravante pelos testemunhos e as informações que recebemos pela mídia, e também pelas empresas de segurança quem têm também grande interesse a acentuar nossa percepção da violência, já que a segurança representa um mercado consequente.
Resumidamente, a luta contra as violências urbanascompromete, por conseguinte dois cursores cujos movimentos são parcialmente ligados, e apenas parcialmente: o primeiro o da violência real, o segundo da violência sentida. Baseando-se na democracia participativa, por exemplo, a política pública ideal na luta contra as violências urbanas seria uma mistura de ação e de representação que seria condenada à não ter um êxito que parcial.
Além dos citadosacima, existem outros fatores que direta ou indiretamente favorecem para o índice dessa violência urbana crescer:
a. O convívio familiar critico. Onde a liberação do controle parental sobre a juventude implica numa falta de vigilância e punição aos contravenantes da ordem e das regras da sociedade; a eficácia da fiscalização pelos vizinhos ou pela comunidade ou mesmo pela sociedade não remedeia...
tracking img