Beyond budgeting

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1193 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Beyond budgeting
Pode-se dizer que a historia do beyond budgeting teve inicio em 1972, quando o banco sueco Svenska Handelsbanken começou a abandonar o orçamento tradicional devido ao descontentamento com seus efeitos indesejáveis. Em 1998, a Borealis, uma petroquímica localizada em Copenhague, na Dinamarca, também abandonou o orçamento, substituindo-o pelo rolling forecast, pelo balancedscorecard e pela gestão por atividades. Em 1999, seguindo o exemplo da Borealis, foi a vez da Rhodia, multinacional francesa, deixar o orçamento de lado.
Formalmente, o beyond budgeting, que pode ser traduzido como “além do orçamento”, surgiu em janeiro de 1998, quando foi formado na Inglaterra o BBRT ( Beyond Budgeting Round Table). Composto por um grupo de empresas descontentes com a utilização doorçamento como instrumento de gestão, o proposito desse movimento consistiu em formatar um modelo de gestão que pudesse ser aplicado sem a utilizacão de orçamentos.
Conceitos e objetivos do beyond budgeting
O beyond budgeting é um conjunto de processos alternativos que apóiam objetivos, reconhecimento, planejamento contínuo, demanda de recursos, coordenação dinâmica da empresa e um significativogrupo de controle nos vários níveis da administração.
O beyond budgeting defende a não-utilização do processo orçamentário nas empresas devido a três problemas centrais do orçamento tradicional:
1. A manipulação de números para se atingir os resultados planejados;
2. O alto custo despendido para a elaboração e a aplicação do orçamento;
3. A falta de conexão do orçamento com o ambientealtamente competitivo do mundo globalizado atual.
Esse modelo de gestão ancora-se em dois pilares: o do desempenho, que refere-se a metas relativas , recompensas para equipes, estratégias flexíveis, demanda de recursos na medida necessária, ações internas coordenadas de forma dinâmica e processo de controle com base em medidores e indicadores de desempenho. Enquanto que o pilar do comportamentoestá ligado à forma como deve funcionar a gestão do beyond budgeting voltado a aspectos como: estabelecimento de objetivos claros e compartilhamentos com os gestores, constante motivação das equipes de trabalho, descentralização e liberdade para a tomada de decisões, reponsabilidade com resultados, foco no cliente com resultados, foco no cliente e sistema de informação aberto aos usuários.
Com basenisso, podemos dizer que os princípios básicos do Beyond Budgeting são:
Os 12 Princípios do Beyond Budgeting
O Beyond Budgeting é baseado em doze princípios, sendo seis focados na descentralização do poder nas empresas e os outros seis na flexibilização de processos.
Princípios de descentralização de poder
1. Governança
Devem ser esclarecidos e divulgados os princípios e valores daempresa. Os líderes devem fornecer princípios e limites claros, aglutinar as pessoas para um propósito comum e compartilhar valores, adotar um estilo de liderança de orientação e apoio.
2. Desempenho
Criar um clima de alta performance baseado no sucesso relativo.
3. Empowerment
Dar às equipes liberdade, capacidade e autoridade para agir.
4. Responsabilidade
Os funcionários empenham-se nabusca de resultados competitivos com responsabilidade sobre o desempenho de suas divisões.
5. Responsabilidade pelos clientes
O foco deve estar no cliente. As necessidades dos clientes devem ser atendidas de forma adequada, sem pressões para atingir metas, o que melhora o relacionamento a longo prazo.
6. Informação
A informação deve ser disponibilizada de forma ética e transparente parafacilitar o aprendizado e encorajar o comportamento ético.
2. Motivação e Recompensa
As recompensas devem estar alinhadas com o progresso da empresa como um todo.
A avaliação de desempenho deve ser analisada com os benchmarks interno e externo. A empresa passa a recompensar um grande grupo relacionando o desempenho competitivo que a empresa está obtendo.
6. Mensuração e controle
As...
tracking img