Beyond budgeting

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3153 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução ao Beyond Budgeting
Este trabalho tem por objetivo conhecer o Beyond Budgeting bem como as criticas dessa abordagem ao modelo orçamentário tradicional, identificar os elementos e entender as diferenças e compreender as melhorias sugeridas.
O orçamento exerce um grande impacto sobre os executivos, porém quando os objetivos dos mesmos estão alinhados com os da organização o resultadoé positivo, porém quando os objetivos são administrados de forma inadequada os resultados podem ser negativos.
Está situação cria vários problemas como:
- Definição de objetivos muito baixos.
- Definição de custos superestimados
- Falsa participação
Baseado nestes problemas o Beyond Budgeting faz criticas ao processo orçamentário.

Histórico do Beyond Budgeting
O Beyond Budgeting (Alémdo Orçamento) surgiu em Londres, no ano de 1998, como resultado de um movimento de empresas que questionavam todo sistema de fixação de meta. Desse movimento nasce uma Organização, ora intitulada de Beyond Budgeting Round Table – BBRT, tendo como principais diretores, o contador Jeremy Hope, e o consultor Robin Fraser(COHEN, 2002).
Segundo Pflaeging (2003) o modelo de Beyond Budgeting foidesenvolvido para habilitar a implementar um jeito mais descentralizado de gestão. Em vez da tradicional hierarquia e liderança centralizada, ele permite que a tomada de decisão e o comprometimento de desempenho sejam “devolvidas” para gerentes operacionais. E o Beyond Budgeting cria um ambiente autogerenciado de trabalho e uma cultura de responsabilidade.
Pouco difundida e explorada no Brasil, apremissa básica desta ferramenta está fundamentada no total abandono do orçamento tradicional, tão usado por inúmeras organizações em todo o mundo.
Conforme Fraser e Hope (2003a), as empresas reconhecem que o processo de orçamento tradicional é muito caro, adiciona pouco valor, e está cada vez mais fora das condições próprias do seu ambiente competitivo, além de ter sido desenhado parapossibilitar a alta administração planejar e controlar suas empresas com se fosse um centro de operações de guerra.
Entre as organizações, no âmbito mundial, que utilizam esse novo modelo de gestão, destacam-se, por serem pioneiras, o banco suíço Handelsbanken e a petroquímica dinamarquesa Borealis. Trabalham também com Beyond Budgeting a Volvo, SKF, Boots entre outras.
Apesar de não pertenceremao quadro do BBRT, a Ericsson, Scania e a Tetra Park, também são organizações que não utilizam orçamentos em seu processo de gestão. No Brasil, são poucas as empresas que não utilizam orçamentos. Das quais se destacam a empresa química Rhodia e o grupo Gerdau.

Princípios do Beyond Budgeting
Conforme o BBRT (2003) existem 12 princípios que compõem o modelo Beyond Budgeting, os quais sãodivididos em dois grupos, onde os seis primeiros abrangem regras de liderança (devolução) e o demais, gerenciamento e performance (processo de gestão).
Princípios de Liderança (Devolução)
1. Governança – estabelece uma infra-estrutura para transmitir uma proposta que
esclareça, princípios e valores, e não exerce um controle central por meio de regras e
procedimentos.
2. Organização –organiza uma rede interdependente de unidades orientadas ao cliente, e não a uma hierarquia de funções e departamentos.
3. Responsabilidade de prestação de contas – faz com que as pessoas se responsabilizem pelos números na busca de resultados competitivos, não apenas reuniões de objetivos funcionais.
4. Empowerment - concede liberdade às pessoas e capacita-as para agir, não mantém controle erestrições sobre elas.
5. Coordenação – coordena interações cruzadas na empresa por meio de tendências, e não de um planejamento central, orçamento e controle;
6. Liderança – desafia e treina as pessoas, e não as comanda e as controla apenas.
Princípios de Gerenciamento de Performance (Processo de Gestão)
7. Conjunto de Metas - bater na concorrência, e não no orçamento.
8. Processo...
tracking img