Atividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (890 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1-A tendência antissocial pode ser encontrada:
 
I. Num indivíduo normal;
II. Num indivíduo neurótico;
III. Num indivíduo psicótico.
 
(a)apenas a alternativa I está correta;
(b) apenas aalternativa II está correta;
(c) apenas a alternativa III está correta;
(d) as alternativas I e III estão corretas;
(e) as alternativas I, II e III estão corretas.
A alternativa “E” é a correta, umavez que o ser humano é agressivo, portanto, a tendência anti-social pode ser encontrada num individuo normal ou num individuo neurótico ou psicótico. E esta associada na sua origem ao comportamentoinfantil com tendência anti-social: rombo, mentiras, destruição, sujeira, compulsões libinosas, agressões, amolações e incontinências. Para freud a tendência anti-social está sempre relacionada a umaprivação importante no passado do individuo, muito embora essa privação – representada nas circunstâncias, por exemplo, do nascimento de um irmão ou no episódio depressivo na vida na mãe, fazendo com quea criança sinta que sua presença não é sequer percebida pelas pessoas em seu circulo familiar.
(PSICÓLOGO – TJ – SB /1999)
2. Temas como igualdade e diversidade, relacionados com comportamentos,violência e qualidade de vida, vêm sendo abordados com bastante frequência na literatura. Sobre esses aspectos, considere as afirmativas a seguir:
1. Psicólogos sociais que observaram gruposestigmatizados e pessoas com atitudes preconceituosas constataram que os estereótipos acarretam queda na qualidade de vida em ambos os grupos. Conflitos e medos intensificam os estereótipos.
2. Os preconceitosatuam no plano inconsciente, portanto, fogem ao controle. Para assumir o caráter manifesto, os preconceitos são modificados sob efeito de censura. Se há pressão do tempo, cansaço ou outra razão queafete a reflexão e o julgamento, em geral eles se impõem. Estudos indicam que o poder dos preconceitos se assenta no modo como nossa memória funciona. A categorização automática atua como uma espécie...
tracking img