Atividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1867 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Manual de Atividades Complementares

Curso Superior de Tecnologia em Petróleo e Gás

Manual de Atividades Complementares

2010

ORIENTAÇÕES – ATIVIDADES COMPLEMENTARES

1. APRESENTAÇÃO Este documento apresenta um conjunto geral de normas e orientações sobre as Atividades Complementares dos Cursos Superiores de Tecnologia em Petróleo e Gás da UNIP (Universidade Paulista), em consonânciacom as diretrizes da própria universidade, e tem por finalidade orientar os alunos e as equipes de professores dos diversos campi, onde os cursos são oferecidos, para o desenvolvimento e acompanhamento de tais atividades. 2. O QUE SÃO ATIVIDADES COMPLEMENTARES?

As Atividades Complementares são componentes curriculares obrigatórios constantes dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação daUNIP, em consonância com as respectivas Diretrizes Curriculares Nacionais. As Atividades Complementares possibilitam o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos e atividades independentes, transversais, opcionais e de caráter interdisciplinar, especialmente nas relações com omundo do trabalho, nas ações de extensão junto à comunidade e no envolvimento inicial com a pesquisa acadêmica.

3. OBJETIVOS GERAIS DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Os objetivos gerais a serem alcançados com a introdução das Atividades Complementares nos Projetos Pedagógicos dos Cursos da UNIP são:           Complementar a formação profissional, cultural e cívica do aluno pela realizaçãode atividades extracurriculares, presenciais ou a distância; Contribuir para que a formação do futuro egresso seja generalista, humanista, crítica e reflexiva; Despertar o interesse dos alunos para temas sociais, ambientais e culturais; Estimular a capacidade analítica do aluno no estudo e na avaliação de situações novas; Auxiliar o aluno na identificação e resolução de problemas, com uma visãoética e humanista; Integrar alunos de cursos distintos e ampliar o escopo de interesses dos mesmos; Incentivar o aluno na participação de projetos e ações sociais; Promover situações que exijam posturas de tomadas de iniciativas e revelem o espírito empreendedor dos alunos; Dispor o conhecimento e a vivência acadêmica com as comunidades externa e interna; Incentivar procedimentos de investigaçãocientífica.

4. CONTEÚDOS GERAIS (PRÁTICAS E ATIVIDADES) Estas atividades abrangem um leque de práticas complementares às aulas, incluindo palestras, leituras, atividades culturais como filmes, peças teatrais, coral, cursos de extensão, exposições, feiras, eventos cinematográficos, competições esportivas, fóruns de discussão, conferências, workshops, visitas ligadas à área de abrangência do curso,ou quaisquer outras atividade de cunho pedagógico, que sejam de interesse do aluno, em dias, horários e atividades diversas, que tenham relação direta ou indireta com o curso escolhido. São válidas, também, quaisquer outras atividades de cunho pedagógico-cultural que sejam de interesse do aluno, isto é, atividades diversas que tenham relação direta ou indireta com o curso escolhido, efetuadas emdias e horários extracurriculares. Os alunos devem integralizar ao longo do curso 480 horas de Atividades Complementares.

5. ATIVIDADES: VALORES EQUIVALENTES EM HORAS Cada atividade realizada pelo aluno será convertida em um valor equivalente em horas. Tal conversão será feita em função da proposta apresentada no Projeto Pedagógico do Curso. A tabela 1 mostra uma sugestão de conversão de cadatipo de atividade descrita no item 4 no seu equivalente em horas. Cada atividade realizada pelo aluno será convertida em um valor equivalente em horas. A tabela 1 mostra a sugestão de conversão, em horas, de cada tipo de atividade descrita no item. Cabe a cada Coordenador Auxiliar de Curso definir, para as turmas de alunos sob sua responsabilidade, o conjunto de atividades complementares que...
tracking img