Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1477 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSAO.......................................................................................................... 9



1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho contem temas que fazem parte da contabilidade em nosso dia-a-dia alguns conceitos que nos ajudarão a conhecer um pouco mais sobre parte da contabilidade.



2 DESENVOLVIMENTO
1. AplicaçãoFinanceira
Conceito de juros compostos e necessidade de reconhecimento da receita mensalmente e não somente no resgate.
Os juros compostos são aqueles em que o juro do mês é incorporado ao capital, constituindo um novo capital a cada mês para o cálculo de novos juros. Esse tipo de rendimento é muito vantajoso, sendo utilizado pelo atual sistema financeiro. As instituições financeirasutilizam esse método de capitalização nas aplicações financeiras, como na elaboração de financiamentos.
2. Impostos não cumulativos
Características e diferenças entre impostos cumulativos e impostos não cumulativos.
IMPOSTO CUMULATIVO – Diz-se que é cumulativo o tributo que incide em mais de uma etapa de circulação de mercadorias sem que na posterior possa ser abatido ou compensado o montante pagona etapa anterior. Exemplos clássicos de tributos cumulativos: PIS, COFINS, CPMF
IMPOSTO NÃO-CUMULATIVO – Os tributos não-cumulativos são aqueles cujo montante pago numa etapa de circulação de mercadoria pode ser abatido do montante devido em etapa seguinte. Exemplos brasileiros: ICMS e IPI. Observação: atualmente os tributos PIS e COFINS também podem ser não-cumulativos de acordo com a opção docontribuinte, se pelo regime de lucro real ou presumido. Base legal: arts. 153, § 3º, II e art. 155, II, da Constituição Federal de 1988. Fonte: Editorial Cenofisco
3. Avaliação de estoques
Explique e conceitue:
Inventario periódico: Ocorre quando os estoques existentes são avaliados na data de encerramento do balanço, através da contagem física.
Optando pelo inventário periódico, acontabilização das operações que envolvem mercadorias pode ser efetuada utilizando a Conta Mercadorias Mista ou a Conta Mercadoria Desdobrada.
Inventario permanente: É aquele em que há um controle de forma contínua do estoque, pois se dá a baixa do custo das mercadorias vendidas a cada operação de venda. A conta Mercadorias, a qualquer momento, reflete o valor das mercadorias que se encontram em estoque.No Inventário Permanente, é indispensável à utilização de um instrumento extra contábil, a Ficha de Controle e Avaliação de Estoque, também chamada de Ficha de Estoque. Por meio da Ficha de Estoque, acompanha-se a movimentação física e contábil das mercadorias.
Custo histórico: É o valor original da transação, isto é, quanto custou à empresa adquirir um determinado ativo ou quanto custaram osinsumos contidos no ativo, se foram fabricados.
Custo histórico corrigido: É caracterizado pela modificação do custo histórico, através de indicadores oficiais, os quais darão condições de trazer os valores mais próximos da realidade.
As características do custo histórico corrigido são: o valor de aquisição será o mais atualizado; demonstra objetividade, pois há condições de expor claramente osprocedimentos utilizados; Haverá relevância na informação, chegando a atingir valores próximos ao que realmente representam; o custo para aplicação da correção é baixo; das condições de comparabilidade com outros períodos.
Custo corrente: Custo corrente de um ativo, hoje, no estado em que se encontra, seria a somatória dos custos correntes dos insumos contidos em um bem igual ao originalmenteadquirido menos a depreciação.
Custo corrente corrigido: Está ligado às mesmas problemáticas do método de avaliação anterior, mas acrescido da atualização através de índices oficiais, provocada pela perda do poder aquisitivo da moeda.
As características são baseadas em:
É o preço de mercado mais a atualização; a verificação será feita através da diminuição do custo de reposição e o custo de...
tracking img