Projeto de tcc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 57 (14039 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ARRAIAS

CURSO DE MATEMÁTICA










ROBERTO REGES ALVES BUENO









ATIVIDADES MATEMÁTICAS A PARTIR DOS SABERES E FAZERES NA PRODUÇÃO DO ADOBE NA COMUNIDADE QUILOMBOLA LAGOA DA PEDRA – ARRAIAS/TO

















ARRAIAS/TO
2012
ROBERTO REGES ALVES BUENOATIVIDADES MATEMÁTICAS A PARTIR DOS SABERES E FAZERES NA PRODUÇÃO DO ADOBE NA COMUNIDADE QUILOMBOLA LAGOA DA PEDRA – ARRAIAS/TO






Monografia apresentada à Banca Examinadora do Curso de Matemática da Universidade Federal do Tocantins, como requisito parcial para Conclusão do Curso de Licenciatura em Matemática, sob orientação da Professora Msc. Janete AparecidaKlein.


















ARRAIAS/TO
2012


















































Dedico este trabalho a Deus, a minha mãe Dúlcinea Alves Bueno Carneiro (in memoriam).
Aos meus irmãos e minhas irmãs, Clleyson Raphaell, Wescley, Júlio Anderson, SilviaAdriane, Humberto, Andréia. E em especial a Jacqueline e seu marido José de Jesus, por ter cuidado de mim e estar sempre do meu lado.
A minha maravilhosa namorada Ilciene Xavier Alkimim (Mel), que soube tão bem compreender os meus momentos de ausência em função deste trabalho.
A toda Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra, pelo incentivo eboa vontade para conclusão desse trabalho.




AGRADECIMENTOS



Agradeço a princípio a Deus, que me permitiu a inteligência, coragem e determinação.

À minha orientadora Professora Msc. Janete Aparecida Klein, pela dedicação, paciência e pelas orientações precisas em todos os momentos solicitados.

A todos meus familiares.

A todos os professores do Curso deMatemática da UFT – Campus de Arraias, pela contribuição que me proporcionaram e por terem transmitido conhecimentos para a minha formação acadêmica. Em especial ao meu Grande Mestre Gilmar Pires Novaes, pelas sugestões e colaborações, a professora, Gisele Detomazi, Sérgio Jacintho, Waléria Martins, José Lauro e Severino Cassiano professor do Colégio Estadual Professora Joana Batista Cordeiro. Eagradecer também ao professor Msc. Rochelande Felipe Rodrigues e ao Professor Dr. Idemar Vizolli por aceitarem o meu convite para fazer parte da banca.

A todos meus colegas de curso e a todos aqueles que fomos encontrando no andamento do curso, em especial meus grandes amigos (as) Delfim, Marcus Vinicius (Marquim), Gisele Alves, Marileiva, Silvânia, Fabiana Machado, Raydonei(Laranjinha), Weder, Roney, Keidna, Mauro, Diones, Edijalma, Aurione, Keliane, Rodrigo, Graça, Gisele Moureira, Raquel, Éder, Lindinalva e Sardote pelos bons e inesquecíveis momentos que passamos juntos.

A todos os funcionários administrativos da Universidade Federal do Tocantins -UFT, em especial Cláudio, Thiago, Tia Neide, Laura, Rosana, Nogueira, Sóstenes e Marizeth. Obrigado por tudo!

AComunidade Quilombola Lagoa da Pedra por permitir a realização deste trabalho em especial a Ruimar (morador da Comunidade Lagoa da Pedra) e Roberto (morador da Cana Brava – Distrito de Arraias) por nos auxiliar e orientar durante toda coleta de dados.
Ao Edson (morador da cidade de Arraias e ex-motorista da UFT), por repassar experiências vividas na produção de adobe.
Enfim, a todosaqueles que tiveram presente e que contribuíram direta ou indiretamente para realização deste trabalho.


















































































“Com abelhas ou sem abelhas, os problemas interessantes da Matemática têm, para o pesquisador, a doçura do mel”....
tracking img