Atividades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1448 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade Física na AtividadeFísica na Gestação Gestaç

Pontos a serem discutidos
Alterações anatômicas e modificações posturais durante a gravidez; A Gestante; Atividade Física: – Exercícios aeróbios; – Exercícios resistidos; – Flexibilidade; Contra indicações; Diabetes Gestacional;

A gestante
Naturalmente sobre algumas modificações anato-fisiológicas a fim de se adaptar a uma novarealidade. As mulheres sedentárias apresentam um considerável declínio do condicionamento físico durante a gravidez. Além disto, a falta de atividade física regular é um dos fatores associados a uma susceptibilidade maior a doenças durante e após a gestação.
(Jackson RA & Afflick E et al., apud Lima & Oliveira, 2005)

Alterações anatômicas e modificações posturais durante a gravidez

Alteraçõesanatômicas e modificações posturais durante a gravidez
O útero passa de um órgão estritamente pélvico próximo a décima segunda semana de gestação, a um órgão abdominal que deslocando os intestinos, entra em contato com a parede abdominal.

Aspectos normais:
Abdomem protuso; Marcha gingada; Lordose exagerada.

Estas alterações podem criar problemas de equilíbrio, aumentando o risco dequedas, especialmente durante o exercício.
(Monteiro, 2006)

Alterações anatômicas e modificações posturais durante a gravidez
Com a expansão do útero na parede abdominal devido ao crescimento ventral do feto, o ganho de peso e o aumento do volume sanguíneo, deslocam o centro de gravidade que antes se localizava entre os pés.

Esta exigência em manter o centro de gravidade, faz com que a gestanteincline o tronco para trás (Brook et al., 2005), exigindo mais da região lombar.

Alterações anatômicas e modificações posturais durante a gravidez
Ocorrem os seguintes desvios posturais: A lordose cervical aumenta e desenvolve-se em posisionamento anteriorizado da cabeça para compensar o alinhamento do corpo;

A lordose lombar aumenta para compensar a mudança no centro de gravidade e osjoelhos se hiperestendem, provavelmente pela mudança da linha da gravidade.

Alterações anatômicas e modificações posturais durante a gravidez
O peso transfere-se para os calcanhares para trazer o centro de gravidade para uma posição mais posterior. Os ombros ficam arredondados com rotação interna dos membros superiores em razão do crescimento das mamas.

(kisner & Colby, 1992; Gleeson &Pauls, 1988 apud Monteiro, 2006)

Atividade Física

Prática da Atividade Física (AF)
Todas as mulheres que não apresentam contraindicações devem ser incentivadas a realizar atividades aeróbias, de resistência muscular e alongamento. As mulheres devem escolher atividades que apresentem pouco risco de perda de equilíbrio e de traumas.
(Davies et al. Apud Lima & Oliveira, 2005)

De acordo como American College of Obstetricians and Gynecologists: Média de 43 min de qualquer atividade física; Três vezes por semana; FC 144bpm Segundo Holstein (apud YMCA & Hanlon, 1999), as mulheres grávidas podem exercitar-se com segurança para: Manter a força muscular; Melhorar ou manter a capacidade cardiovascular; Melhorar a flexibilidade; Melhorar a postura; Divertir-se.

A mulher grávida podeexecutar a maioria dos exercícios de força sem maiores problemas. As restrições óbvias se referem àqueles que requerem decúbito ventral e exercícios abdominais em superfícies planas, uma vez que o peso do abdômen exerce pressão sobre a veia cava, causando desconforto.

Atividade física: exercícios aeróbios

Exercícios aeróbios
Vários estudos demonstram os benefícios de atividades aeróbias deintensidade leve e moderada, a fim de minimizar os efeitos limitadores ocasionados pelo estado gestacional.
(Broso; Buffetti, 1993; McMurray et al.,1993; Wolfe; Mottola, 1993) Wolfe; Mottola,

Atividades como:
Caminhada; Natação; Ciclismo (estacionário); Hidroginástica;
( Med Sport 5: 11-9, 2002)

Benefícios
freqüências cardíacas mais baixas, maior volume sangüíneo em circulação, maior...
tracking img