Assedio moral no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1692 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ASSEDIO MORAL NO TRABALHO
O TERROR PSCICOLOGICO















































































INTRODUÇÃO

Assédio moral no trabalho, popularmente conhecido como “mobbing”, ou ainda como “terror psicológico”, interfere diretamente nos direitos, na moral e na vida dostrabalhadores.

Este triste fenômeno vem crescendo visivelmente, uma marcação serrada, diária, humilhante, cruel por muitas vezes, fruto do descontrole de uma pessoa totalmente estressada, e momentaneamente destemperada. Sujeitos cada vez mais perversos vem assumindo cargos na sociedade nos mais variados níveis; patrões, gerentes, ou simples colegas de trabalho, no mesmo nívelhierárquico, tem como meta principal aniquilar, constranger, humilhar, destruir por completo o ser que atrapalha seu ambiente de trabalho; seu subalterno, ou colega de trabalho. Fato este que acarreta inúmeros problemas, tanto físicos como mentais para as vitimas, e transtornos até mesmo judiciais para os agressores.No mundo empresarial atual, existem gestores que adotam praticas totalmente inaceitáveis, que não condizem com as reais necessidades exigidas pelo mercado de trabalho e por funcionários cada vez mais informados sobre seus direitos. Tais gestores têm em mãos hoje importantes ferramentas que são totalmente eficazes para alcançar resultados gratificantes, no âmbito organizacional,para se obter resultados satisfatórios em diversas áreas, como percepção, atitudes, satisfação, valores, diversidades. Conhecer as pessoas, grupos, culturas diversificadas, e o modo como essas culturas interagem entre seus colaboradores, é essencial para todo o bom gestor. Advém daí a grande importância de se estudar a fundo os diversos tipos de distúrbios de comportamentos que encontramos dentro deum grupo organizacional, e tratando assim cada vez mais o assedio moral no trabalho, como doença do trabalho.


ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO.
O TERROR PSICOLÓGICO.


O assédio moral no trabalho, ou terror psicológico, é uma agressão contínua, praticada por um sujeito perverso, com o intuito de afastar a vitima de suas funções no trabalho. Porem esse fato não é recente em nossasociedade, existe desde os tempos mais primários, em que a humanidade começou a se desenvolver através da sociedade, nos anos 80 começaram investigações sobre o assedio moral como uma doença do trabalho, que foi denominado pelo psiquiatra alemão Heinz Leymann, como psicoterror.

O assedio moral não é caracterizado por excesso de trabalho, ou exigências de metas, mas sim pelodestempero de colegas e patrões, que usam de vários artifícios para intimidar e aterrorizar as vítimas, usam da hostilidade, olhares de superioridade, indiferença, desvalorização, criticas ácidas, reprovações continuas, gritos, xingamentos em público, ataques a vida privada, brincadeiras de mal gosto, constrangimentos, calúnias, fofocas pelas cotas, deixando as indefesas e sem maneiras de se autodefender-se. Com vergonha e humilhadas as vitimas se tornam desmotivadas, isoladas dos demais colegas de trabalho, perdem o amor próprio e se alto torturam dia e noite, achando-se totalmente culpadas pela situação em que se encontram.

O perfil dessas vítimas no geral é multifacetado, portando o assediado geralmente apresenta as seguintes características; é integro e honesto, saudável,criativo, tem crença religiosa, ou orientação sexual diferente do perverso agressor, é dedicado ao trabalho, é mais competente do que o agressor, não se curva ao autoritarismo, é portador de deficiência, pertence à minoria ética. Podemos ainda diagnosticar em separado o caso das mulheres que geralmente são agredidas por serem casadas, estarem grávidas, ou tem filhos pequenos.

No...
tracking img