Roma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 44 (11000 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Antigüidade Clássica: ROMA BIBLIOGRAFIA

ARGAN, Giulio. História da Arte Italiana. Vol 1: Da Antigüidade a Duccio. São Paulo: Cosac & Naify, 2003 CHILVERS, Ian. Dicionário Oxford de Arte. São Paulo: Martins Fontes. 2001. STRONG, Donald E., Antigüidade Clássica. O mundo da Arte. Livraria José Olympio Editora/ Editora Expressão e Cultura. Rio de Janeiro. 1966. Gombrich E. H. A História da Arte.Livros Técnicos e Científicos Editora S. A. - LTC. Rio de Janeiro. 1999. HAUSER, Arnold. História Social da Literatura e da Arte. São Paulo, Mestre Jou, 1982. RUSSEL, Bertrand. História do Pensamento Ocidental: A Aventura das Idéias dos Pré-Socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro, Ediouro, 2001.

Imperador Vespasiano (Muso Archeologico Nazionale, Nápoles 70 d.C.). Mármore, 135cm. Antigüidade Clássica: ROMA A ARTE NA ANTIGA ITÁLIA

A Itália antiga não tinha unidade étnica nem cultural: era um mosaico de povos diversos pela origem, pelas tradições, pelos costumes e pela língua. Ao norte do Pó, já era a terra dos "bárbaros", gauleses e germanos; o sul era um pedaço da Grécia. A única cultura autóctone, ainda que também fortemente influenciada pela arte grega, era a etrusca, nasregiões centrais. Mesmo a cultura romana, que acabará por dominar toda a península, tem suas raízes na grega, mas a combina, em seu desenvolvimento histórico, com a tradição etrusca e a renova, acolhendo grandemente as infiltrações bárbaras.

Antigüidade Clássica: ROMA A MAGNA GRÉCIA

As únicas regiões italianas que conheceram o grande período clássico são aquelas do sul e da Sicília. Todas asantigas cidades calabresas (Taranto, Locri, Síbaris, Crotona, Reggio etc.) e sículas (Siracusa, Agrigento, Segesta, Gela etc.) são produto da colonização grega, iniciada no século VIII a.C.: a arte que ali floresce é a grega, os complexos monumentais de Pesto, Selinunte, Agrigento são os mais importantes entre os tantos que ali permanecem do mundo grego.

Templo de Netuno (Pesto, 450 d.C.) Antigüidade Clássica: ROMA A MAGNA GRÉCIA

Quase nenhuma importância têm, na cultura artística da Magna Grécia, as frágeis sobrevivências proto-históricas em alguns aspectos do culto e do ritual ou as tênues inflexões ditadas pelo gosto local. Os únicos caracteres distintivos são: 1. uma certa irregularidade na repetição das proporções originais e uma certa mistura de motivos, devidos também ao fato deque os arquitetos e os escultores gregos que trabalhavam na Magna Grécia provinham de regiões e de tradições figurativas diversas; 2. uma certa exuberância nos aparatos decorativos, quase sempre de terracota
Trono Ludovisi, Arte Jônica da Magna Grécia, 460 a. C. (Museo Archeologico Nazionale Romano, 104x284 cm)

colorida; 3. uma suavidade no modelado arquitetônico e escultórico, devidaessencialmente ao emprego de um calcário tenro, poroso, dourado.

Antigüidade Clássica: ROMA A ARTE ETRUSCA

É incerta a proveniência do povo etrusco, que desde o princípio se instalou ao longo da costa e no interior tirreno, entre o curso do Amo e do Tibre; e pouco se sabe, apesar da abundância dos documentos e do progresso dos estudos, sobre sua língua, religião e costumes. Os etruscos eramemigrantes da Ásia e teriam entrado na Itália por volta de 950 a.C.

Retrato da Velia. Fins do séc. IV a.C. Afresco. Necrópole etrusca de Tarquínia. Esta cabeça de Velia, mulher de Arnth Velcha, veio da Tumba do Orco em Tarquínia. Ela ostenta sua coroa de louros e jóias preciosas. A cabeça, inspirada na arte grega do séc. IV a.C., tem um perfil bem desenhado e evidencia-se o emprego sutil dastonalidades de cor na modelagem do rosto.

Antigüidade Clássica: ROMA A ARTE ETRUSCA

Os etruscos possuíam uma arte ditada pela religião e, apesar da existência de mármore no solo italiano, preferiam modelar o bronze. Uma das obras mais célebres é a Loba Capitolina. As figuras de Rômulo e Remo foram acrescentadas no Renascimento. Os romanos explicavam a origem de sua cidade através do mito de...
tracking img