Modelo atomico de bohr

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (499 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Modelo atômico de Bohr
O modelo de Rutherford, proposto em 1911, apesar de esclarecer satisfatoriamente os resultados da experiência de dispersão de partículas alfa, possuía algumas deficiências,como, por exemplo, não explicar os espectros atômicos. Em 1913 Niels Bohr propôs um outro modelo, mais completo, que conseguia explicar o espectro de linhas.
Em seu modelo, Bohr incluiu uma série depostulados (postulado é uma afirmação aceita como verdadeira, sem demonstração):
* Os Elétrons nos átomos movimentam-se ao redor do núcleo em trajetórias circulares, chamadas de camadas ou níveis.* Cada um desses níveis possui um valor determinado de energia;
* Não é permitido a um elétron permanecer entre dois desses níveis;
* Um elétron pode passar de um nível para outro de maiorenergia, desde que absorva energia externa (ultravioleta, luz visível, infravermelho, etc.). Quando isso acontece, dizemos que o elétron foi excitado e que ocorreu uma transição eletrônica. (Figura 1)* A transição de retorno do elétron ao nível inicial se faz acompanhar da liberação de energia na forma de ondas eletromagnéticas. (Figura 2).

Figura [ 1 ]. Absorção de energia

Figura [ 2]. Liberação de energia
As conclusões mais importantes decorrentes do trabalho de Bohr foram:
* O átomo está no seu estado fundamental (mais estável) quando todos os seus elétrons estiveremocupando seus respectivos níveis de menor energia.
* Um elétron só muda de nível de energia quando absorve ou emite fótons (quantum de energia).
Assim, se um elétron no estado fundamental absorve umfóton, ele “salta” para o nível de energia imediatamente superior e entra num estado ativado (portanto, numa situação de instabilidade).
Por outro lado, quando um elétron passa de um estado deenergia elevada (ativado) para um estado de energia menor, o elétron emite certa quantidade de energia radiante, sob forma de um fóton de comprimento de onda específico.
A novidade da teoria de Bohr está...
tracking img