Artigo - a importancia da afetividade docente para o desenvolvimento cognitivo da criança.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1691 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema
Brincando para aprender com jogos matemáticos.

Idade
Crianças de 4 a 6 anos.

Problematização
A dificuldade en racioínio lógico em operações matemáticas.

Introdução
A necessidade de pesquisar este tema surgiu após alguns mesês de experiência profissional com crianças na faixa etária de 4 a 6 anos. Ao observarmos que as crianças gostavam do momento da brincadeira, verificamos queaprendizagem ocorria de forma prazerosa. Com o passar do tempo acentuou a idéia de aprofundamento no estudo sobre pré-escolar, principalmente quanto ao processo do desenvolvimento social, psicológico-motor de uma criança e como se processa a aprendizagem.
Dessa forma pretendemos nesta pesquisa, verificar de que forma o jogo infere na aprendizagem e qual a sua contribuição no desenvolvimento dehabilidades, desenvolvimento social, político, moral, emocional e cognitivo da criança. De acordo com o conhecimento empírico que temos acerca do assunto exposto anteriormente, sabemos da importância e da necessidade da aplicação do jogo no ambiente escolar, porém não sabemos ao certo de que forma aplicá-las nas classes, utilizando-nos de uma metodologia adequada para desenvolver um trabalhoutilizando o lúdico como recurso e qual a idade mais adequada para sua aplicação, assim como o jogo.
Segundo PIAGET (1994), o conhecimento implica uma série de estruturas construídas progressivamente através de contínua interação entre o sujeito, o meio físico e o social, portanto o ambiente escolar deve ser estimulante e favorecer essa interação, e para isso, deve o projeto político pedagógico daescola, estar fundamentado numa proposta de trabalho que tenha como características: processos dinâmicos subjacentes a construção das estruturas cognitivas.
Quando dizemos que a escola não valoriza o lúdico, queremos dizer que o brincar é uma atividade não produtiva, pois não gera lucros, nem produz objetos de valores próprios da sociedade em que vivemos. Historicamente a pré-escola vem convivendocom duas situações extremas: ou é um mero espaço para recreação ou é um local de alfabetização forçada. Mas hoje, estão se fortalecendo novas concepções que vêem a pré-escola como um ambiente que deve permitir à criança o seu desenvolvimento global, isto é, físico-social, intelectual e emocional.
Segundo o Referencial Curricular Nacional (1998), para a Educação Infantil, o desenvolvimento dacriança acontece através do lúdico. Ela precisa brincar, ter prazer e alegria para crescer, precisa do jogo como forma de equilíbrio entre ela e o mundo, portanto, a atividade escolar deverá ser uma forma de fazer e de trabalho, fazendo com que a criança tenha um desenvolvimento completo. Coisa esquecida por grande parte dos adultos envolvidos no seu cotidiano, preocupados em sobreviver e que através daescola procuram fazer com que as crianças também as esqueçam.

Objetivo Geral
Com intuito de auxiliarmos os professores da educação infantil na organização de situações que permitam à criança observar, refletir, interpretar, levantar hipóteses, procurar e encontrar explicações ou soluções, exprimir idéias e sentimentos, se relacionar com os demais indivíduos, conhecer seu corpo, construímos umaproposta de trabalho, que têm como objetivo geral atingir o desenvolvimento lógico matemático das crianças.

Objetivo Específico
A discussão sobre a importância dos jogos no ensino da Matemática, vem sendo debatida há algum tempo. Sendo bastante questionado o fato da criança realmente aprender Matemática brincando e a intervenção do professor. Por isso, ao optar por trabalhar a matemática pormeio dos jogos, o professor deve levar em conta a importância da definição dos conteúdos e das habilidades presentes nas brincadeiras e o planejamento de sua ação com o objetivo de o jogo não se tornar um mero lazer.
A matemática faz-se presente em diversas atividades realizadas pelas crianças, oferece aos homens em geral, varias situações que possibilitam o desenvolvimento do raciocínio...
tracking img