Tcc sobre afetividade infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3346 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

AUTORAS
JEANE DA SILVA REIS PEREIRA
JOELMA REIS RAMOS

RESUMO

O presente artigo tem como tema central Afetividade na Educação Infantil. Pretende-se neste estudo verificar como as relações afetivas podem influenciar na qualidade de ensino e satisfação do aprendizado. Neste trabalho investiga as relações interpessoais entre o adulto e a criança, tratandoda relação família e criança, assim como do professor-aluno. O principal objetivo da pesquisa é verificar como as relações afetivas podem influenciar na qualidade de ensino-aprendizagem, pesquisando a importância da afetividade no desenvolvimento da criança e como ajudar na interação dela com o meio social. Procurou-se conhecer quais os fatores que contribuem no desenvolvimento da criança e comoacontece o desenvolvimento da afetividade infantil. A metodologia utilizada na realização deste trabalho é uma pesquisa bibliográfica, feita em livros, revistas, leitura reflexiva com assuntos relacionados ao tema deste trabalho. Alguns teóricos que embasaram esta pesquisa foram: Braghirolli (1990), Piaget (1985), Wallon (1975) entre outros.

PALAVRAS–CHAVE: Afetividade, aprendizagem, relaçõesinterpessoais, desenvolvimento.

1. INTRODUÇÂO

É evidente a importância de se Educar os futuros cidadãos de modo que venham a agir com responsabilidade e sensibilidade, conservando o ambiente saudável no presente e para o futuro.
Este projeto levará a uma reflexão de formação de hábitos e de conhecimento que são elaborados de acordo com o estágio de desenvolvimento da criança.
O temaafetividade na educação infantil foi escolhido com o objetivo de verificá-lo como a criança interage com o meio físico e social.
Nesta perspectiva, há uma necessidade de buscar através de pontos básicos uma forma de investir na educação infantil, levando em conta o bem estar social da criança o meio o qual está inserida e de se conhecer melhor esse processo de ensino-aprendizagem para que tenhacondições de intervir sobre o desenvolvimento da criança de modo a ajudá-la.
A pesquisa irá enfocar uma educação onde os níveis de desenvolvimento e os limites influenciam na aprendizagem da criança. Se o ser humano não está bem afetivamente, sua ação no meio social está comprometida, sem força, sem validade.
A pesquisa irá analisar as dificuldades que as crianças enfrentam nas relações afetivasno meio social em que vive verificando a qualidade de ensino e satisfação de aprendizado.
Os motivos que justifica esta pesquisa são as dificuldades encontradas para entender o meio físico e social da criança.
Assim como o aspecto psicológico pode se dizer que a constante insatisfação e ás vezes de angústia poderão gerar grande incompletude, repercutindo negativamente, implicando nos váriossegmentos da criança e daqueles que o cercam.
Enfim o tema afetividade na educação infantil traz como concepção de conhecimento em que a criança constrói o conhecimento por meio de ações efetivas que realiza sobre conteúdo de aprendizagem.
Uma educação ideal só é possível com base em um ambiente social orientado de modo adequado e que os problemas sociais da educação só podem ser resolvidos depoisde solucionadas à questão social em toda a sua plenitude.
O objetivo desse trabalho é verificar como as relações afetivas podem influenciar na qualidade de ensino e satisfação de aprendizado, procurando saber qual a importância dessa relação.
O trabalho se propõe a pesquisar a importância da afetividade no desenvolvimento da criançae como ajudar na interação dela com o meio e como possibilitar aos outros entendê-la melhor. Por isso, precisa-se compreender todas as coisas que aflige a criança e reconhecer que o lado afetivo está ligado ao aprender.
O ser humano constitui-se como o tal na sua relação com o outro...
tracking img