Patologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1602 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
Este trabalho tem como objetivo demonstrar ao leitor como funcionam as patologias do vidro na construção civil, como funciona a fabricação do vidro e suas soluções, ou ocorrências que limitem a ocorrer patologias nos vidro relacionados a construção civil.
Neste trabalho também irá ser demonstrado alguns meios de sustentabilidade que pode ser uma vantagem para nós em relação aqualquer meio ou propriedade hoje em dia, pois está é uma tendência que vem aumentando cada vez mais e é claro que o vidro não poderia estar de fora.

A patologia não é um envelhecimento, mas sim um fenômeno que acontece com determinados pontos, materiais, entre outros. E este fenômeno atrapalha o desempenho do prédio, tanto físico, econômico ou estético.

2. Historia
Existem registros em quemostram que o vidro nasceu 5.000 a.C. com os fenícios. Porem as técnicas que determinaram o vidro que é encontrado atualmente foram feitas na época da Revolução Industrial, com William Clark.
William Clark estava tentando aperfeiçoar as técnicas já existentes, que não erram tão eficientes. William Clark, então começa a fazer um novo modelo para a fabricação do vidro, porem encontrou algumasdificuldades e o não concluiu. Então Foucault em 1904 entende o pensamento de William Clark, e continua a busca por melhoras na indústria do vidro, que consegue após algum tempo de pesquisas.
Com as idéias de Foucault em mãos a indústria americana se interessa pelos vidros, e inicia novamente épocas de pesquisas para alguns aperfeiçoamentos no material em questão. E assim a Pittsbourgh Plate GlassCompany consegue da técnica utilizada, e a conquista por outros tipos de vidros, com isso a comercialização do vidro foi maior.
Por volta de 1940 a indústria de vidros se consolidou e assim cessam as pesquisas. Com isso não houve mais tantas modificações e o vidro permanece igual ate os dias atuais.
O vidro encontrado atualmente é produzido com elementos naturais como areia, barrilha ecalcário, parecido com o modo com que eram feitos antes da Revolução industrial.

3. Fabricação do vidro
O processo do vidro float foi desenvolvido pela Pilkington em 1952 e é padrão mundial para a fabricação de vidro plano de alta qualidade.
O processo, que originalmente produzia somente vidros com espessura de 6mm, produz atualmente vidros que variam entre 1,8 e 19 mm. As matérias-primas sãomisturadas com precisão e fundidas no forno. O vidro fundido, a aproximadamente 1600ºC, é continuamente derramado num tanque de estanho liquefeito, quimicamente controlado. Ele flutua no estanho, espalhando-se uniformemente. A espessura é controlada pela velocidade da chapa de vidro que se solidifica à medida que continua avançando. Após o recozimento (resfriamento controlado), o processo termina com ovidro apresentando superfícies polidas e paralelas.

4. Propriedades
As propriedades essenciais do vidro são transparência e durabilidade. Outras propriedades tornam-se significantes de acordo com o uso que é colocado ao material. O desenvolvimento do design do vidro tem identificado uma larga série de composições para permitir a realização de específicas propriedades físicas. As principaispropriedades significantes são:
• Propriedades Térmicas
• Resistência
• Dureza e Resistência à abrasão
• Durabilidade Química
• Durabilidade às Intempéries
• Resistência ao Fogo
• Isolamento Acústico
Porem de todas estas propriedades somente a propriedade térmica e a durabilidade do material que são importantes para os pontos da patologia e sustentabilidade.

4.1. Propriedades Térmicas
Ovidro tem como propriedades térmicas a expansão quando exposto a certas temperaturas , que é o que influi nas patologias dos vidros.
Esta propriedade é crítica no projeto, tanto por causa da necessidade de criar espaço em torno dos elementos que expandem e por causa dos problemas de diferenças de expansão entre materiais que são combinados para trabalharem juntos num elemento de construção....
tracking img