Positivismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (983 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
O referido modelo tem o objetivo de compreender em qual contexto do conhecimento científico surge a sociologia positivista de Augusto Comte e como se deu esta primeira correnteconsolidada na Europa e no Brasil, procurando enfatizar que as transformações ocorridas a partir do século XV, estão todas vinculadas entre si e não podem ser entediadas de forma isolada, sendo estes fatoresindispensáveis para se pensar o devir social.



2 DESENVOLVIMENTO
A sociologia, estudo destinado a sociedade, considerada "Ciência da crise" surge no século XVIII na Europa, em meio a RevoluçãoIndustrial e Francesa, causadoras da maior transformação social que o mundo conheceu desde a antiguidade.
Até este momento, as cidades pouco habitadas, eram tranqüilas e no campo, se aglomerava omaior número de pessoas, com o capitalismo as cidade ficaram movimentadas e a desordem era total. Estas revoluções geraram uma crise na sociedade, e neste contexto o conhecimento científico surge comoresultado de uma tentativa de compreensão das situações sociais radicalmente novas, criadas pela então nascente sociedade capitalista.
Muitas foram os pensadores que buscaram resposta para estedesequilíbrio social, mas Auguste Conte filósofo e matemático francês (1798 - 1857) foi o fundador do positivismo que teve grande importância na revolução das idéias no Brasil.
Diante do quadro de misériaque se instalou, na França, por volta da metade do séc.XIX, Comte julgava que a grande causa do problema social seria a crise política e moral que se destacava na sociedade.
Desta maneira, Comteacreditava que somente a filosofia positiva poderia ser considerada a base sólida à reorganização social, onde seria necessário não somente ver e interpretar o movimento da natureza, e sim, o movimento dasociedade.
Nasce então, através dos pensamentos de Comte, a necessidade de refletir sobre uma ciência teórica da sociedade, que primeiramente foi conhecida de Física Social, e posteriormente...
tracking img