Artes visuais no contexto escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2545 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTEÚDOS DE ARTES VISUAIS

ELEMENTOS FORMAIS: Ponto, Linha, Forma, Textura, Superfície, Volume, Cor, Luz.

ELEMENTOS DE COMPOSIÇÃO: Bidimensional, Tridimensional, Figura e fundo, Figurativo, Abstrato, Perspectiva, Semelhanças, Contrastes, Ritmo Visual, Simetria, Deformação, Estilização.

Técnica: Pintura, Desenho, Modelagem, Instalação, Performance, Fotografia, Gravura, e Esculturas,Arquitetura, História, em Quadrinhos...

Gêneros: Paisagem, Natureza-morta, Retrato, Cenas do Cotidiano, Histórica, Religiosa, da Mitologia...

MOVIMENTOS E PERÍODOS: Arte Pré-histórica, Arte no Antigo Egito, Arte Greco-
Romana, Arte Pré-Colombiana, Arte Oriental, Arte Africana, Arte Medieval, Arte Bizantina, Arte Românica, Arte Gótica, Renascimento, Barroco, Neoclassicismo, Romantismo, Realismo,Impressionismo, Expressionismo, Fauvismo, Cubismo, Abstracionismo, Dadaísmo, Construtivismo, Surrealismo, Op-art, Pop-art, Arte Naïf,
Vanguardas artísticas, Arte Popular, Arte Indígena, Arte Brasileira, Arte Paranaense,
Indústria Cultural, Arte Latino-Americana, Muralismo...

ATIVIDADE
Faça um desenho utilizando apenas lápis preto.
Apresente o seu desenho. Qual foi a idéia representada? Porquê?
Qual a relação entre este desenho e a sua própria vida?
Pinte apenas o fundo da imagem representada.
Qual relação entre fundo e figura?

POR QUE ESTUDAR ARTE?
Além de situar historicamente a produção artística, compreendendo-
a no contexto em que está inserida, é preciso destacar as razões que nos levam a estudá-la.
“Habitamos um mundo que vem trocando sua paisagem natural por umcenário criado pelo homem, pelo qual circulam pessoas, produtos, informações
e principalmente imagens. Se temos que conviver diariamente com essa produção infinita, melhor será aprendermos a avaliar esta paisagem, sua função, sua forma e seu conteúdo, o que exige o uso de nossa sensibilidade estética. Só assim poderemos deixar de ser observadores passivos para nos tornarmos espectadores críticos,participantes e exigentes.” (COSTA, 1999, p. 09)
Pela arte, então, o ser humano torna-se consciente da sua existência individual e social, ele se percebe e se interroga, sendo levado a interpretar o mundo e a si mesmo.
O acesso que temos à arte e ao seu conhecimento possibilita tornamo-nos mais críticos e conscientes em relação ao mundo, pois passamos a compreendê-la e a percebê-la, não só comoparte da realidade humano-social, mas como algo que transcende essa realidade. A arte não implica em dom inato, como muitos pensam, mas pressupõe o contato do ser humano com seu meio, com a experiência e o
conhecimento que ele é capaz de adquirir por meio de suas próprias experiências e/ou cientificamente.
“A arte não vive num puro terreno da afetividade imediata. Ela requer, para o criadorcomo para o consumidor, a posse de um certo número de ferramentas intelectuais e técnicas que nenhuma espontaneidade permite dispensar.” (PORCHER, 1982, p. 22)
Para isso, nas aulas de Arte você perceberá que teoria e prática caminharão juntas, pois o objetivo de seu estudo não se restringe ao domínio dos fazeres artísticos, mas também da compreensão dos conteúdos necessários à sua apreciação eexpressão, isto é “(...) a Arte envolve um processo racional pois, embora normalmente as pessoas não pensem desta forma, a razão é necessária à emoção artística.” (PORCHER, 1982, p. 22).
Isso significa que precisamos conhecer para analisar e apreciar a Arte, superando uma visão restrita ao gosto pessoal.

O QUE É ARTE?
QUAL O VALOR DA ARTE?
QUAL A FUNÇÃO DA ARTE?
ARTE É COISA DE LOUCO?EDVARD MUNCH. O Grito, 1895. Óleo sobre cartão, 91x73,5 cm.
Galeria Nacional, Oslo, Noruega.

O que significa essa expressão, deformada pelo desespero, do personagem do centro que parece levar o eco do grito a todos os cantos?
O que ele pode estar gritando? E você já gritou desesperadamente? Por quê? Sua expressão de alguma forma se assemelhou à expressão do Grito de Munch?
Nessa obra de...
tracking img