Antocianinas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1762 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
UNOESC




















ANTOCIANINAS












SHEILA BARONCELLO,
ANDRÉIA BORGA
Curso de Engenharia de Alimentos
Aditivos AlimentaresVideira – SC, abril, 2009.



SUMÁRIO


1.0 INTRODUÇÃO 3


2.0 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 4


3.0 MODIFICAÇÕES NÃO INTENCIONAIS 4


4.0 SUA IMPORTÂNCIA .....06


5.0 A ESTRUTURA DAS ANTOCIANINAS.........................................................08


6.0 O ASPECTO DOALIMENTO.........................................................................10


7.0 CONCLUSÃO 11


8.0 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12










1.0 INTRODUÇÃO


Os aditivos são excelentes agentes utilizados para a conservação e melhoria de alimentos desde que utilizados adequadamente e permitidos pelas normas legais.


Dentro de sua ação especifica os aditivos conservam e melhoram oscaracteres organolépticos do alimento como elementos conservadores, antioxidantes, emulsificantes, expressantes, flavorizantes, corantes etc...

Veremos as antocianinas classificadas em corantes naturais que dão uma pigmentação vermelha e azulada, suas interações com fibras de tecidos e as formas de caracterização de compostos coloridos em função da estrutura molecular, com ênfase nassínteses e estruturas do índigo, um corante azul muito utilizado no tingimento de tecidos, e do alaranjado de metila, um corante azo utilizado como indicador de pH



2.0 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

 Corantes são materiais normalmente aplicados em solução e se fixam de alguma maneira a um substrato, que pode ser um tecido, papel, cabelo, couro ou outros materiais. Idealmente, os corantesdevem ser estável  à luz e aos processos de lavagem. Também deve apresentar fixação uniforme com as fibras em todo o substrato.
O uso de corantes pelo homem tem mais de 4.000 anos. Já nas cavernas, eram utilizados pigmentos para fazer inscrições rupestres. Estes, inicialmente, obtidos de fontes naturais. O uso de corantes artificiais só iniciou em 1856.
Muitos corantes naturaisutilizados na antiguidade ainda são empregados, e em larga escala. Exemplos são o índigo, um pigmento azul, extraído de planta homônima (indigofera tinctoria), a alizarina, um corante extraído da raiz de uma planta européia (madder) e a henna, utilizada até mesmo na indústria de cosméticos. Nosso país deve o nome a um corante: era do pau Brasil que se extraía um pigmento capaz de tingir tecidos comcores fortes, como vermelho, rosa ou marrom.
Hoje, mais de 90% dos corantes empregados são sintéticos

3.0 MODIFICAÇÕES NÃO INTENCIONAIS

As modificações do sabor de alimentos ocorrem por adição, absorção e influencia da alimentação involuntária ou não de produtos de aroma inconveniente.
O sabor do leite, por exemplo, pode ser alterado pelo abuso da ingestão dedeterminados alimentos secos ou frescos, como couve, o nabo, o alho, a cana; também a cor do leite se modifica pelo consumo abusivo de alimentos pigmentados.
A cor amarelada da gema do ovo e da manteiga torna-se esmaecida pela falta de caroteno nas rações e pastagens; alimentos pigmentados perdem a sua coloração característica pela presença de ácidos ou alçais e pela exposição a temperaturasaltas.
A carne de porco e de galinhas criado em faixas marítimas e que ingerem também mariscos, pescados, algas e outros produtos do mar ao serem submetidos à cocção, exalam aroma de peixe.
Dentro da mesma espécie há raças de animais cuja carne apresenta maior ou menor dureza; algumas raças bovinas têm carne mais dura e outras mais macias, assim como outras como por suas...
tracking img