Antocianinas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1171 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Antocianinas - Papel indicador de Ph e estudo da estabilidade da solução de repolho roxo

Alice Maria Rolim Bernardino, Alexandre da Silva Pereira, Denise R. Araripe, Nelson Angelo de Souza e Rosanna V.D.de Azevedo
Este artigo relata o experimento de obtenção de papel indicador com o extrato de repolho roxo e propõe a conservação deste extrato com formol.
Antocianinas, extrato vegetal,indicadores ácido-base, tampões, papel pH.

Introdução
As antocianinas são pigmentos responsáveis por uma variedades de cores atrativas de frutas , flores e folhas que variam do vermelho ao azul. São da classe dos flavonóides e o estudo destes como indicadores ácido-base é alvo de discussões na literatura (Lima, Guaracho e Infante, 1995). A mais antiga definição de ácidos foi dado em 1663 por RobertBoyle, que definiu que ácidos modificavam extratos de plantas para o vermelho. Boyle descreveu indicadores de extratos de violetas, repolho roxo. rosas, pau-brasil e outras. O uso de tais indicadores naturais foi utilizado por mais de 200 anos até o aparecimento de indicadores sintéticos como a fenolftaleína (Barry, 1997).

Os flavonóides, destacando-se as antocianinas são solúveis em água eálcool etílico e podem ser extraídos macerando a planta nesses solventes, a frio ou a quente (Curtright et al, 1996).

A nomenclatura dos pigmentos antocianinas é complexa. O termo antocianina descreve a forma usualmente encontrada na natureza que contém carboidratos. Uma molécula como a antocianina, que contém carboidrato, é classificada como um "glicosídeo" . O núcleo principal da molécula deantocianina é constituido por três anéis com ligações duplas conjugadas chamado "aglicona" (livre de açúcar) e também denominado "antocianidina" (Curtright et al, 1996).

O termo antocianina foi proposto por Marquart em 1835 e descreve o pigmento azul do repolho roxo (Brassica oleracea). Atualmente as antocianinas englobam faixas de pigmentos vermelho, violeta e azul de plantas. Em geral o efeitobatocrômico nas antocianinas em meio ácido (aumento do comprimento de onda de absorção - deslocamento da cor observada no sentido da cor amarela para o azul-esverdeado) é atribuida pelo aumento do número de grupos auxocrômicos hidroxila, como por exemplo, a cor vermelha alaranjada da pelargonidina (R,R´= H), o vermelho intenso da cianidina (R=OH, R´= H) e o vermelho púrpura da delfinidina (R, R´ =OH ). Willstätter foi o primeiro a relatar, a mudança de cor de antocianinas em condições ácidas - vermelho, condições neutras - violeta e condições alcalinas - azul. Um outro fator que contribui para a variedade de cores das flores, folhas e frutas é a coexistência de várias antocianinas, por exemplo malvidina (R,R´= OCH3 ) definidina em flores de Althaea rosea (Ikan, 1991).

Nos anos recentestem sido comum o uso de antocianina como indicador de pH nas aulas experimentais de Química (Lima et al, 1995). O extrato de repolho roxo antocianina (R = OH, R´= H) é um dos favoritos devido a ampla faixa de cor que apresenta na faixa de pH de 1 - 12., porém o tempo de estocagem deste extrato é curto, com formação de fungos (observações pessoais dos autores durante os experimentos realizados). Oaparecimento de fungos sugere a decomposição microbiológica das antocianinas. Um dos fatores desta decomposição pode estar relacionado à existência de unidades glicosídicas em sua estrutura.

O presente trabalho apresenta o esforço de disponibilizar o extrato de repolho roxo de forma mais imediata e estável para os professores do Ensino de Ciências. Verificou-se para isto a estabilidade doextrato de repolho roxo em formol e em tiras de papel de filtro (Ciscato, 1988).
Preparo do extrato e verificação de sua estabilidade

O extrato foi preparado da forma usual: ferve-se 30g de repolho roxo picado ( aproximadamente 4 folhas sem talo) em 150 mL de água destilada por 15 minutos. Deixa-se decantar por 10 minutos e filtra-se. O filtrado é concentrado a um volume de 10 mL.

Para...
tracking img