Indicadores naturais de ph: um estudo sobre a presença de antocianinas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1230 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INDICADORES NATURAIS DE pH: um estudo sobre a presença de antocianinas

Giovanni Augusto Grassi1, Iago William Zapelini1, Leticia Zuchelli1, Fernanda de Almeida Fin de Lima²
1 Discente do departamento de Química da Universidade Estadual de Londrina
2 Docente do departamento de Química da Universidade Estadual de Londrina
INDICADORES NATURAIS DE pH: um estudo sobre a presença de antocianinasGiovanni Augusto Grassi1, Iago William Zapelini1, Leticia Zuchelli1, Fernanda de Almeida Fin de Lima²
1 Discente do departamento de Química da Universidade Estadual de Londrina
2 Docente do departamento de Química da Universidade Estadual de Londrina

RESUMO

Para verificar a propriedade de indicador ácido-base do repolho roxo, da pimenta e de uma determinada flor (espécie desconhecida),e justificar esse fato através da presença de antocianinas em sua estrutura, este artigo mostra os resultados obtidos na observação da coloração de soluções preparadas através da adição de ácido clorídrico e hidróxido de sódio ao extratos das plantas.
Palavras-chave: Indicadores naturais, repolho roxo, antocianinas, pimenta.

ABSTRACT

For verifying the acid-base indicator propriety of thered cabbage, the pepper and of one flower (unknown specie), and justifying this fact by the presence of anthocyanins in their structure, this paper shows the results obtained in the observation of the coloring of the solutions prepared by adding chloride acid and sodium hydroxide in the plants extracts.

INTRODUÇÃO

Um indicador é um par conjugado de ácido e base de Brønsted-Lowry cujo ácidoApresenta uma coloração e a base outra (algumas vezes uma delas é incolor). Assim,
em uma solução, a coloração fica de uma cor em meio ácido e de outra em meio básico2,4.
Se o pH do indicador onde ocorre a mudança de cor for conhecido, é possível determinar aproximadamente o pH de uma solução utilizando diferentes indicadores.
O grupo de substâncias responsáveis pelo caráter indicadorácido-base de diversos extratos naturais é o grupo das antocianinas, que são substâncias presentes nas seivas das plantas. A variação da cor acontece quando o íon hidrogênio (ácido) é adicionado ou removido da molécula.
As antocianinas produzem as cores azul, violeta, vermelho e rosa das flores e frutas. Se essas antocianinas forem extraídas do meio natural, aparecerão na forma de sais flavílicos, e queé comum estarem ligados a moléculas de açúcares. Se não estiverem ligados a estas moléculas, são conhecidas como antocianidinas3. A figura 1 mostra a estrutura da antocianina em função do pH do meio.

Figura 1 – Estrutura de uma antocianina em função do pH do meio.
Figura 1 – Estrutura de uma antocianina em função do pH do meio.

Em meio ácido, normalmente as antocianinas apresentam coloraçãorósea, tendendo ao vermelho e em soluções alcalinas, apresentam-se sob forma azulada, ou verde1.
Os indicadores são classificados em função dos mecanismos de modificação de suas cores ou então pelo tipo de titulação que podem ser aplicados como indicadores.

PARTE EXPERIMENTAL

As espécies utilizadas foram Brassica oleracea var. capitata (repolho roxo), pimenta, e uma flor de espécidedesconhecida (figura 2).
O extrato de repolho roxo foi preparado por processamento da planta em liquidificador juntamente com água e filtração em peneira de cozinha.
Os extratos de pimenta e da flor foram feita através de maceração e filtrado com água e algodão.

Para avaliar como cada planta se comporta como um indicador, uma porção de extrato foi separado em três tubos de ensaio, numerados de uma três, contendo 3 mL cada.

Figura 2 – Flor de espécie desconhecida utilizada nos experimentos.

Em cada tubo com a numeração 1 foram adicionados 1 mL de solução de NaOH 0,1 M, em cada tubo com a numeração 2 foram adicionados 1 mL de HCl 0,1 M e em cada tubo com a numeração 3 foram adicionados 1 mL de água destilada.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os extratos foram avaliados de acordo com...
tracking img