Antigos valores, novos desafios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2192 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão 1

Nessa época o mundo vivia uma fase de êxtase progressista, com o avanço tecnológico e o grande aumento no poder consumidor, as empresas estavam pressionadas a vender muito, pois o consumo crescia cada dia mais. O fato é que vários fatores contribuíam para essa explosão no consumo: guerras, o êxodo rural, a melhoria da condição de vida da população, etc. O que se via na época porparte das empresas era a preocupação de suprir o mercado e vender quantidades cada vez maiores, visto que o mercado da época era pouco competitivo e os custos de produção muito baixos.
Com o passar dos anos, o mercado começou a exigir mais em questão de qualidade e de opções. Foi nessa hora, que as empresas perceberam que para elas se sobressaírem elas teriam que fazer algo diferente, tanto no modode produção quanto na maneira de manejar os funcionários. Foi então que as organizações, perceberam que a produção e o consumo eram feitos por pessoas e que toda a atenção deveria ser voltadas para as mesma, já que eras elas que faziam a diferença entre o sucesso e o fracasso. Depois que perceberam isso, começou o processo de gestão de pessoas, processo que colocava as pessoas no centro de tudo, aênfase nelas começou a ser adotada, visto que a concorrência havia aumentado e que as empresas estavam mais parecidas umas das outras.
Passou-se então a investir e dar prioridade ao capital humano, que deveria ser priorizado pela sua importância. E com o tempo as empresas começaram a implantar a política da gestão de pessoas, e foi percebido que a produção fluía melhor e de maneira maisorganizada, já que houve uma melhor divisão do trabalho, tarefas e horários, além dos funcionários serem vistos como parte realmente importante nas organizações.
O que pode mos definir e que a a gestão de recursos humanos está sendo cada dia aperfeiçoada, mesmo ainda estando longe do ideal. Mas o fato e que desde a abertura das empresas para o mercado externo, as empresas que utilizam essa política vemtendo um bom aproveitamento, muitas vezes superior às demais empresas que ainda não adotaram um meio mais eficiente de gerir seus funcionários. O fator crucial dessa evolução na política de recursos humanos é o fato de que as empresas além de querem lucrar e ser sucedida e fazer com que seus funcionários e clientes sejam os primeiros beneficiados.
Questão 2

Sabemos que os tipos de liderançassão tipos de políticas implantadas pelos lideres determinada organização, visando um melhor controle sobre as ações, os membros e os meios que formam a própria organização. Pode-se liderar de um modo liberal, ou não-liberal, pode ser meritocráta, burocrático, etc. No que podemos concordar que o estilo do líder e o tipo de organização é o que caracteriza o tipo de liderança.
Pode perceber notexto da empresa Cartona, e que a partir da morte do proprietário, os seus filhos assumiram a empresa criando uma política de liderança compartilhada liberal, visada na interdependência dos setores e também na autonomia dos mesmos. Na questão relacionada ao liberalismo, podemos perceber é que há uma liderança baseada na democracia, onde os membros têm um papel importante na tomada de decisões,principalmente os lideres. A Cartona vem como modelo de uma administração onde há liberdade sem ferir o fato democracia, onde as decisões são tomadas pela maioria.
Podemos citar outros tipos de liderança, como a liderança burocrática, praticada por instituições públicas, como prefeituras, os correios, e algumas organizações privadas, como os bancos. Esse tipo de liderança é caracterizado pelos meiosburocráticos de exercer as atividades, sejam internas ou externas. Outro tipo de liderança é a autoritária, usada em organizações que buscam a padronização através da disciplina, como nas Forças Armadas (Exercito, Marinha e Aeronáutica) e nos regimes militares adotados em alguns países. É caracterizada pela disciplina rigorosa e a constante cobrança de seus membros. Temos também a liderança...
tracking img