Hidrografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2066 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
FELLIPE BARROSO DE ALMEIDA
FLÁVIA LAYANA PIMENTEL COUTINHO
JESSÉ VIANA VASCONCELOS
RUAM DOS SANTOS VIDAL

RELATÓRIO: O ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA CIDADE DE MACAPÁ

Trabalho apresentado como instrumento de avaliação da disciplina Geografia do Brasil, orientado pela professora Patrícia Rocha Chaves, do Curso de Licenciatura em Geografia, turma Geografia 2011.1 daUniversidade Federal do Amapá - UNIFAP.

MACAPÁ
2013




UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
FELLIPE BARROSO DE ALMEIDA
FLÁVIA LAYANA PIMENTEL COUTINHO
JESSÉ VIANA VASCONCELOS
RUAM DOS SANTOS VIDAL

RELATÓRIO: O ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA CIDADE DE MACAPÁ

MACAPÁ
2013
Resumo
O Abastecimento de água em Macapá foi analisado a partir do trabalho de campo realizado na orla dacidade visando compreender o processo de capitação da água, em visita realizada a Estação de Tratamento de Água da CAESA (Companhia de Água e Esgoto do Amapá) foi feita entrevista com um funcionário que trabalha na Estação com o intuito de compreender os processos pelo qual a água passa até chegar (ou não) as residências da população e tiradas fotos dos processos.

Introdução
A área estudada foiuma parte da orla da cidade de Macapá e a sua relação com o rio amazonas, onde há grande impacto sobre a vida da população local, o trabalho iniciou-se próximo aos quiosques do Araxá, onde parte do quebra-mar encontrasse debilitado por conta da força do rio, pessoas que moram na orla do Aturiá sofrem constantemente com o avanço do rio sobre suas residências, bares e restaurantes.
Caminhando rumoao Igarapé das mulheres, passamos pela “Rampa do Açaí”, local onde pequenas e medias embarcações chegam com o fruto que é indispensável na mesa de muitos macapaenses, porém, o alto valor do produto fez e faz com que o açaí não seja consumido com a mesma frequência por algumas pessoas.
Continuando o percurso passamos pela Capitação de água da CAESA (Companhia de Água e Esgoto do Amapá) que estáconstruindo uma nova adutora que ajudara no abastecimento de água da cidade, onde o foco desde trabalho será o “Abastecimento de Água na cidade de Macapá”
Passamos pela “Rampa do Santa Inês” local este onde embarcações atracam, trazendo produtos para serem comercializados e alguns trabalham levando e trazendo pessoas principalmente para as ilhas do interior do Pará, algumas a trabalho outras apenasfazendo turismo.
Na Fortaleza de São José de Macapá conhecemos mais sobre a historia de sua construção e sua importância para a cidade, pois, é um dos principais pontos turísticos do estado do Amapá, ao seu redor foram construídos uma praça, um anfiteatro ao ar livre onde acontece um dos principais eventos da cidade que é o “Quebra-Mar” onde bandas locais e de outros estados fazem shows gratuitos,uma “pista” de caminhada, mas os vândalos infelizmente depredam o lugar e não esquecendo da falta de manutenção de responsabilidade do governo.
Por fim chegamos ao “Igarapé das Mulheres”, local histórico onde antigamente as mulheres iam lavar suas roupas na beira do rio, mas atualmente o lugar é utilizado como porto para os barcos atracarem, porém esta parte do rio está assoreada e após muitasreivindicações da população que utiliza o local o governo começou a fazer o processo de desassoreamento.

Justificativa
Com esse trabalho obtivemos informações para socializar com a comunidade discente e docente da Universidade Federal do Amapá, bem como para utilização de trabalhos acadêmicos, pois ficara disponível a todos. O trabalho procura mostrar os problemas enfrentados para que água chegue àsresidências, e medidas que podem ser tomadas para resolvê-los. Assim o trabalho vem enriquecer o acervo pessoal do grupo e do curso de Geografia.
Tema
O abastecimento de água na cidade de Macapá.
OBJETIVO
Objetivo Geral
* Analisar os processos pelo qual a água passa até a vazão para a rede hidráulica da CAESA (Companhia de Água e Esgoto do Amapá), onde chegara as residências.
Objetivos...
tracking img