Analise organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1236 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho da disciplina de Administração e mercado de trabalho cujo objetivo é conhecer o perfil de formação desejável do administrador, conhecer as áreas de atuação do administrador, identificar oportunidades de trabalho do administrador e comparar a realidade prática com as informações pesquisadas. Estaremos criando um roteiro de entrevista que será realizado com cincoadministradores diferentes e com várias opções de resposta para que possamos entender o que é ser um administrador nos dias de hoje.

Utilizaremos de nossos conhecimentos e pesquisas baseadas em livros na elaboração das perguntas e respostas nas quais o entrevistado terá uma ou mais opção de resposta, baseado no seu dia-a-dia como gestor e visão pessoal da profissão que exerce. Ao longo dotrabalho apresentaremos a atuação e oportunidades de Trabalho para o Administrador.

















2 REFERENCIAL TEÓRICO

A formação superior e a especialização, sem dúvidas são importantes para desenvolver as competências e habilidades dos profissionais de administração, pois ajudará nas tomadas de decisõesempresariais. Pesquisa feita pelo SEBRAE/MG (2004) mostra que a sobrevivência em grande parte das empresas de sucesso é devido a um melhor nível de escolaridade. Muitos empresários, dentre os quais alguns elogiados na mídia, não têm formação escolar de nível superior, mas são empreendedores bem sucedidos e respeitados no ambiente corporativo, mas isso é privilégio de poucos.

Lawrence JeffreyGitman (2002) diz:“ A administração financeira é componente essencial não só de Currículo escolar ou de um programa de treinamento profissional, mas em seu trabalho diário, não importando a posição”.

Os administradores tem a função de guiar as organizações de forma que o mesmo alcance seu proposito. São eles que decidem onde e como aplicar os recursos de forma assegura para que assim atinja seusobjetivos. São responsáveis pela execução de algumas tarefas, não limitando sua atuação ao planejamento, organização, direção e controle das atividades dos demais funcionários.

O professor de liderança da Harvard Business School - John kotter, desenvolveu uma pesquisa para a finalidade de entender em que consiste o trabalho do administrador. A pesquisa revelou que a rotina do administrador nãose limita ao ciclo de planejar, organizar, dirigir, e controlar. Kotter Concluiu: “Passam a maior parte do tempo com outras pessoas (em média 75% do seu tempo), na maioria das vezes com pessoas que não estão diretamente relacionadas com seu trabalho”.

Tem uma amplitude de assuntos muito extensa em suas conversas e muitos dos temas discutidos tem relação com direta com sua atividade;
Nasconversas com outras pessoas raramente tomam grandes decisões;
Nos encontros, discutem assuntos que não tem a menor importância para a organização;
Raramente dão ordens no sentido tradicional;
Normalmente não conseguem planejar o dia de trabalho, limitando-se a reagir aos acontecimentos e as inciativas dos outros;
Gastam maior parte do tempo em conversar curtas e desconectadas;
Trabalham emmédia 60 horas por semana.

Independente do nível organizacional ou área funcional os administradores planejam, organizam, dirigem e controlam.

Esses profissionais desempenham uma variedade de funções para alcançar os objetivos organizacionais atuando nas áreas de operação, marketing, finanças e recursos humanos.

Uma pesquisa desenvolvida por Henry Mintzberg (1990), conclui que osadministradores tem pouco tempo para refletir antes de decidir e suas atividades são muito variadas, não rotineiras e de pequena duração, sendo um trabalho muito similar, e propôs uma nova categorização para o trabalho gerencial.

Argumentou que os administradores possuem autoridade formal pelo cargo que ocupam sobre seus subordinados, que por sua vez lhe confere status, criando uma responsabilidade de...
tracking img