Analise organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1518 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Entrevista e análise de empresa como composição do curso Bacharel em Administração.


Sumário

Introdução....................................


Apresentação da Empresa..........


Entrevista ......................................


Organograma...............................

Análise Comparativa..................


Conclusão.....................................Referencias..................................










Introdução

Estrutura Organizacional é a forma como as empresas se articulam para desenvolver as suas atividades. Não existe uma estrutura organizacional acabada e nem perfeita, existe uma estrutura organizacional que se adapte adequadamente às mudanças. A análise organizacional vem estudar essa estrutura organizacional para que haja mehorentendimento do desenho organizacional, tipos de organização, tipos de liderança aplicados de diversas empresas.
A Análise Organizacional é uma ferramenta que procura coletar a percepção de membros da organização sobre pontos fortes e fracos desta. Esta coleta é baseada na visão e percepção que os membros têm a respeito de sua empresa. Esta ferramenta é um questionário que pode ser aplicadoatravés de entrevistas individuais, entrevistas de grupos ou preenchimento individual de questionário. Mas aqui usaremos a entrevista individual. Sendo assim, o diagnóstico a ser efetuado deve considerar todas as dimensões de um único setor das empresas a serem apresentados, o Recursos Humanos, de forma a analisar os pontos centrais sobre os mais diversos ângulos.
Trataremos a seguir sobre os tipostradicionais de organização, desenhos departamentais utilizados, tipos de liderança aplicados e desenho de cargos e tarefas em forma de organograma.













Apresentação da Empresa

DADOS DA EMPRESA

Nome da empresa: HOSPITAL XXX
Área de atuação:
Endereço: Cidade:
CEP: Telefone:
Nome do contato na empresa: Setor:
Cargo:

O Hospital do desejo decriar um novo modelo de atendimento hospitalar no Rio de Janeiro. Um hospital que pudesse reunir tecnologia de ponta, profissionais altamente qualificados e serviços padrão 5 estrelas. Um lugar onde as pessoas encontrassem segurança e conforto para cuidar de sua saúde.

Visão
Ser referência permanente em gestão hospitalar e na prestação de serviços médicos, com base nos mais elevados padrõestécnicos.

Missão
Prestar um atendimento médico-hospitalar de eficiência comprovada, com equipes especializadas, qualificadas e motivadas, respeitando-se a ética e o indivíduo em seu contexto social. Tornar nosso atendimento um exemplo de qualidade e referência hospitalar é nosso objetivo.



Entrevista

1. Quem administra o Hospital?
Resposta:

2. Entre os tipos tradicionais de organização(organização linear, organização funcional e organização linha-staff) qual representa melhor o setor de Recursos Humanos de sua empresa?
Resposta:
A organização linear, pelo fato de minha supervisora ter autoridade absoluta sobre cada funcionário do setor, sem que seja aberta a oportunidade de divisão desse poder.

3. Quais são os cargos existentes no RecursosHumanos?

Resposta:
Thais Freitas é Analista de RH;
Emanuelle Pinheiro é Psicóloga;
Edlaine Lira é analista de RH; e
Sarita Leite é Supervisora do RH.

4. Qual é o tipo de liderança empregado por seu(a) supervisor(a) ? Por que?
Resposta:
Democrático Consultivo. Houve um tempo em que Sarita não “abria espaço” para nós darmos opiniões arespeito de nosso setor, porém tenho percebido há algum tempo que ela tem nos deixado mais á vontade para dizermos o que pensamos e tem

perguntado o que achamos que seria melhor ser feito em certos processos. Mesmo que no fim a decisão seja dela, nós de certa forma contribuímos nessa tomada de decisão.


5. Qual é a principal tarefa de cada funcionário do setor Recursos Humanos ?...
tracking img