Alfabetizar letrando

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (768 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ALFABETIZAR LETRANDO : A caminho da Cidadania

Por Edna Chaves

Letramento é o estado em que vive o indivíduo
que não só sabe ler e escrever, masexerce as
práticas sociais de leitura e escrita que circulam
na sociedade em que vive. (SOARES, 2000)

O termo letramento passou a ter veiculaçãono setor educacional no Brasil nas últimas décadas. Observou-se que ser apenas alfabetizado, ou seja, saber ler e escrever não são suficientes para responder às demandas da sociedade atual, é precisoletrar-se, ou seja, tornar-se um indivíduo que não só saiba ler e escrever, mas exercer as práticas sociais de leitura e escrita que circulam na sociedade em que se vive (Soares, 2000).Para que consideremos uma pessoa letrada, não é necessário que tenha freqüentado a escola ou que saiba ler e escrever, basta que saiba fazer uma leitura de mundo, uma leitura que tenha significado para oindivíduo. A pessoa que é analfabeta não entende os signos da escrita, porém possui um relativo grau de letramento. Isto se dá através dos olhares, os cheiros, os toques, os gostos, os saberes quetemos e acumulamos na nossa vivência diária.
Desde o nascimento de uma criança o processo de letramento se inicia. A partir do momento que a criança convive com outras pessoas que fazem uso dematerial escrito, ela vai conhecendo as práticas de leitura e escrita. Agora o processo de alfabetização inicia-se com seu ingresso na escola.
Depois do início dos estudos do letramento, oconceito de alfabetização foi limitado simplesmente na decodificação, ao simples ensinar a ler e escrever. Porém, não devemos desconsiderar esta difícil tarefa, a importância de ensinar a ler e aescrever, pois a aquisição do sistema alfabético se faz necessária para o indivíduo entrar no mundo da leitura e da escrita.
Efetivamente, alfabetização e letramento, caminham juntos, ou...
tracking img