Ginastica laboral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4622 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RELAÇÃO ENTRE GINÁSTICA LABORAL E PREVENÇÃO DAS DOENÇAS OCUPACIONAIS: UM ESTUDO TEÓRICO

Bianca Cristina Conceição de Souza1 Luciane Cristina Jóia2

RESUMO Este estudo teve como objetivo verificar a eficácia da atividade física na prevenção dos distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (LER/DORT) através da busca de fundamentações teóricometodológicas. Assim, tratou-se de umapesquisa bibliográfica comparativa que utilizou pesquisas de outros autores para chegar a um denominador comum a respeito do assunto. As diferentes formas de abordagens da ginástica laboral apresentadas pelos estudos investigados permitiram a análise crítica do assunto, chegando-se à seguinte conclusão: a ginástica laboral apresenta benefícios primários ao trabalhador na prevenção das doençasocupacionais, estando, porém, associada a um programa mais individualizado, somado à melhoras ergonômicas e à participação voluntária do funcionário na terapia. PALAVRAS-CHAVE: Saúde - Engenharia Humana - Terapia por exercício.

INTRODUÇÃO

A atividade física é uma característica humana datada pelos cientistas como tendo surgido no momento que o homem, sendo ainda primata sentiu a necessidade de sedefender diante dos diversos obstáculos que encontrava para manter sua espécie. Quando considerado pela história da evolução como homo erectus (totalmente bípede), o homem passou a assumir qualidades que o permitiram realizar longos períodos de caminhadas migratórias em busca de uma melhor adaptação ambiental (Biologia, 2006). Assim, é possível entender que o ser humano à luz da ciência executa osseus movimentos corporais mais básicos e naturais desde que se colocou de pé (Silva et alli, 2004). A necessidade de “movimentação” foi evoluindo de acordo com o desenvolvimento da história, de sorte que o exercício físico deixava, passo-a-passo, de ter caráter utilitário e sistematizado de forma rudimentar, para então passar a ser uma prática saudável e “nobre”, de valor qualitativo do padrão devida contemporâneo. (Souza, 2006). Para que a atividade física atingisse o seu padrão atual, antes possuiu também cunho militar, na Idade Média (séculos XI, XII, XIII), tendo por objetivo preparar os homens de guerra para enfrentarem as mais ameaçadoras e complicadas situações que poderiam vir a existir na luta em defesa à Igreja.
1 2

Acadêmica do terceiro ano de fisioterapia da Faculdade SãoFrancisco de Barreiras Fisioterapeuta, mestre e coordenadora do curso de fisioterapia da Faculdade São Francisco de Barreiras

(Souza, 2006). A idade contemporânea permitiu que o exercício físico fosse encarado de maneira diferente do qual foi visto durante muitos anos. A “Ginástica”, assim também nomeada a atividade corporal devidamente coordenada, ganhou novos conceitos. A aquisição ou amanutenção da condição física do indivíduo normal e/ou do atleta, modalidades competitivas e prevenção ou tratamento de doenças passaram a ser os objetivos principais da pratica de exercícios (Souza, 2006). Assim, o exercício corporal passou a assumir padrões bio-fisiologios, como também padrões psicológicos, sendo eles caracterizados como benefícios mentais da atividade física. Soares (1994, Souza, 2006)considerou os benefícios da atividade física (ginástica) associandoa ao meio trabalhista moderno declarando que, esta, por sua vez apresenta-se como capaz de corrigir vícios posturais oriundos das atitudes adotadas no trabalho, demonstrando assim, as suas vinculações com a medicina e, desse modo, conquistando status. A partir dessas premissas, e com base na interrelação do exercício físico com aatividade ocupacional, formulou-se o problema que estimulou a realização desse estudo bibliográfico: “A ginástica laboral traz benefícios psico-fisiológicos prevenindo as doenças ocupacionais?”

METODOLOGIA

Este estudo trata-se de uma investigação de cunho bibliográfico, cujo principio de análise das informações foi comparativo. A coleta de dados consistiu no modo escolhido para gerar a...
tracking img