Ginastica laboral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Qualidade de vida é um dos temas mais discutidos na atualidade e cada vez mais associa-se qualidade de vida com prática de atividade física, por trazer diversos benefícios para a saúde das pessoas de uma maneira geral.
Atualmente, sofremos pressões que são resultantes multifatoriais de trabalho. Essas pressões são evidentes o que pode causar prejuízos em diversos aspectos.Segundo Freneda (1994), o estresse relacionado com o trabalho mostra-nos que a capacidade do trabalhador está sendo afetada levando as perturbações mentais. Portando, sendo um problema no nível de organização e não uma fraqueza do indivíduo.
A motivação para os trabalhadores torna-se uma necessidade para a realização de suas funções onde requer uma organização do componente comportamental doindivíduo na intenção de um objetivo, gerando uma mudança positiva. Através da motivação, o trabalhador tende a aumentar a confiança em si, tornando o momento do trabalho prazeroso e harmônico entre os colegas da empresa.
A atividade física aplicada nesta pesquisa é a Ginástica Laboral, sendo um grupo de trabalhadores metalúrgicos que realizar seções de ginástica, de duas vezes a seis vezes porsemana. O objetivo desta pesquisa é avaliar o nível de estresse e motivação em metalúrgicos de uma empresa do grande ABC.

2 GINÁSTICA LABORAL

2.1 Histórico da Ginástica Laboral

A primeira manifestação de atividades esportivas no âmbito interno de empresas no Brasil ocorre na fábrica de tecido de Bangu, sediada no Rio de Janeiro em 1901. Nesse ano, os trabalhadores dessa indústria têxtil, decapital e gestão inglesa, já reúnem-se em torno de um campo de futebol para praticar as atividades físicas. O primeiro apontamento encontrado sobre a Ginástica Laboral, é um pequeno livro chamado Ginástica de Pausa, editado na Polônia em 1925. No mesmo ano, na Polônia, os funcionários exercitavam-se com uma pausa adaptada a cada ocupação particular. A Ginástica Laboral era destinada a operários esurge alguns anos depois na Holanda e na Rússia. Em 1928, surge no Japão como uma atividade diária para descontração e cultivo da saúde para trabalhadores do correio. (LIMA, 2001).
Em 1947, após oito meses de fundação, o Sesi reúne no estádio do Pacaembu, na cidade de São Paulo, cerca de 2500 funcionários de 150 empresas paulistas que possuíam clubes esportivos, para realização dos “Jogos operáriosde Sesi” realizado sempre no dia 1º de maio. (LIMA, 2001, p.10).
Em 1981, devido a dificuldades de encontrar documentos arquivados referentes a experiências esportivas e de lazer nas empresas, o Banespa patrocina um encontro de profissionais para obter informações e levantamentos históricos das empresas brasileiras.
Silva (1999, p. 264) cita:

[...] que em 1985, a fundação Emílio Odebrechtpublicou que no Brasil, apenas 1% do prêmio seguro que os empregados pagam ao INSS é utilizado em medidas preventivas, enquanto 99% se dirigia a medidas curativas. Isso reflete a predominância dos pressupostos mais ortodoxos da medicina curativa, cujo foco recai sobre o indivíduo doente e não sobre o indivíduo saudável, neste caso a garantir níveis cada vez mais elevados de bem estar físico [...].Segundo Longen (2003, p. 96):

[...] A Associação Nacional de Medicina no ano de 1989 declarou que o Ministério da Saúde implantaria a prática de atividade física como meio de prevenção de doenças crônicas degenerativas, com isso a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), irá realizar experiências com intuito de descrever os passos a serem seguidos na busca de uma metodologia e estudospara verificar os efeitos da ginástica laboral nos trabalhadores no setor de produção de uma empresa e a partir desses estudos a Ginástica começou a ser compreendida como um grande instrumento reduzindo e prevenindo problemas ocupacionais objetivando enriquecer a qualidade de vida do trabalhador [...].

2.2 Conceitos da Ginástica Laboral

A Ginástica Laboral pode ser conceituada como um...
tracking img